Evento das arábias

A festa maior do cavalo árabe na América do Sul movimenta o Helvetia Riding Center, em Indaiatuba (SP) entre 17 e 21/11. A 29ª Expo Nacional reúne 800 animais em competições de halter e função, como a do “traje típico”. A mostra atrai criadores da Europa, Oriente Médio, América do Sul, Estados Unidos e Austrália. Vitrine da genética brasileira, o evento é palco de negócios: “O Brasil exporta em torno de 120 animais por ano”, comenta Francisco Carrasco, vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Árabe (ABCCA), promotora da mostra.

Gucci no hipismo

O 2o Gucci Masters acontece entre 4 e 13/12 durante o Paris Horse Show, na capital francesa: “O torneio promove uma ligação perfeita com os valores que a Gucci busca, que são prestígio e cultura. O evento simboliza estas tradições”, disse Frida Giannini, diretora de criação da marca.

Balanço da Copa

O Brasil não faturou medalha nos Jogos Equestres Mundiais finalizados em 10/10 em Lexington, Kentucky, EUA, mas comemorou a conquista da vaga para o salto na Olimpíada de Londres 2012.

Competindo em seis modalidades, o melhor resultado das equipes foi no salto (4º), seguido do volteio (6º), rédeas e enduro (7º), concurso completo de equitação (12º) e adestramento (14º). Entre as novidades, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) anunciou Rodrigo Pessoa – 4º na disputa individual de salto montando HH Rebozo – como o novo técnico da equipe. Medalha de ouro na Olimpíada de Atenas em 2004 e considerado o mais importante cavaleiro do País na atualidade, Rodrigo assume a missão que era do seu pai, Neco Pessoa.

 

Revelação luso-brasileira

A amazona paulista Luiza Tavares de Almeida foi a vencedora do Prêmio Fundação Luso-Brasileira na categoria Revelação 2010 por sua contribuição como atleta do hipismo para o desenvolvimento e projeção internacional do mundo de língua portuguesa. A festa em homenagem aos maiores destaques da temporada em diferentes áreas reuniu personalidades de vários países no dia 18/10 no Casino Estoril, em Portugal.

Comandante do crioulo

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos elegeu seu novo presidente. Manuel Luís Benevenga Sarmento comandará a entidade no biênio 2010/2012. Entre as ações está o fomento da raça e a manutenção do modelo de gestão adotado por seu antecessor, Roberto Davis.

Cânter

Francisco Lopes Filho, presidente da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Appaloosa, entidade que promove nos dias 27 e 28/11, em Porto Feliz (SP), o principal evento da raça no Brasil

 

Quais as atrações do Campeonato Nacional 2010/2011?

A programação será diversificada, com provas de conformação e trabalho e destaque para o concurso de pelagem, que é o maior diferencial da raça.

Que novidades estão sendo reservadas?

A principal foi a transferência do evento para o Haras Rafaela. Também vamos contar com criadores de Uruguai e Argentina, dois juízes dos Estados Unidos e premiação especial nas provas de trabalho.

Quais as expectativas de negócios?

Vamos ter um leilão virtual no dia 30/11 com transmissão pelo Canal do Boi, com ofertas variadas e alta genética, e durante o evento animais estarão disponíveis em venda direta com os criadores.

Que posição no cenário mundial ocupa a criação brasileira?

O 3º no ranking de 46 países, atrás dos EUA e Canadá. Nosso plantel é de 50 mil animais, 27 mil com registro, e já somos 3.500 criadores e proprietários.