Fundada em 2015, a TXC, marca de roupas ligada ao mundo do agro brasileiro, apostou no modelo de franquia em 2020. 

Desde então já tem 73 funcionando, 100 já assinadas e tem expectativa de chegar a 200 lojas até 2027. 

O dono da marca, o empresário Rubens Inácio, explica que a marca quer se consolidar em cidades médias no interior do Brasil e explica que o processo de escolha dos franqueados leva em conta a relação do candidato com a cidade 

“É crucial que o candidato seja bem relacionado na cidade, por que se ele não tem conexões ou é mal visto, ele vai ter dificuldade. A nossa loja no interior tem um CPF, é a personalidade e o relacionamento do franqueado que atraem os clientes, ela não é só TXC, ela é a loja do fulano”, contou. 

A expansão estão de olho em cidades em Rondônia, Acre, Pará, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Quanto custa abrir uma franquia da TXC? 

  • Investimento na loja: O investimento por metro quadrado é de aproximadamente R$ 6.000 por m². Para uma loja de 100 m², o custo total, incluindo o estoque, seria de aproximadamente R$ 600.000;
  • Taxa de Franquia: R$ 70.000 para um período de 5 anos;
  • Royalties: A TXC cobra 5% de royalties sobre o valor que ela vende e não sobre o faturamento do franqueado;
  • Fundo de Marketing: 3% também sobre o valor que a TXC vende para o franqueado. O objetivo desse modelo de cobrança é incentivar o franqueado a investir a sobra de caixa em marketing local e atrair clientes, já que a taxa não incide sobre o faturamento total da loja.