15/02/2023 - 19:40
O cenário é o Cerro de Palomas, elevação rochosa que se se tornou cartão-postal da cidade gaúcha de Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai. No entorno, propriedades que fazem parte da chamada Ferradura dos Vinhedos, caso das vinícolas Almadén, Cordilheiras de Sant’Ana e Terroá Campanha, além de áreas dedicadas à pecuária e a culturas de arroz, soja e café. Recentemente, a região ganhou notoriedade pela olivicultura. Essa peculiaridade transformou a vocação da Casa Albornoz, estância de 2,8 mil hectares que em 2013 começou a receber suas primeiras mudas de oliveiras e nogueiras. Hoje, as plantações somam 220 hectares (120 de olivas e 100 de noz-pecã) e seus frutos rendem a matéria-prima para itens de altíssima qualidade que já acumulam premiações internacionais. No comando do negócio está a matriarca Margarida Albornoz e suas filhas Ana, Sílvia e Virgínia. A marca nasceu há apenas três anos e tem atraído visitantes para viver experiências ao ar livre e no lagar, onde é feito o azeite.
Em fevereiro e março, meses de safra, é possível compreender ainda melhor os cuidados da família com o que a terra oferece. “A relação íntima com o campo revela a nossa caminhada, uma conexão consolidada e que se reinventa através das gerações”, afirmou Virgínia Albornoz. Em 2022, foram colhidas 70 toneladas de olivas, volume 10 vezes maior que o de 2020. São 14 variedades, de quatro países: Espanha, Grécia, Itália e Portugal. Em 2021, o rótulo Da Casa recebeu o prêmio de Melhor do Brasil no International Olive Oil Contest, na Itália, um dos concursos mais disputados do mundo. “São os nossos filhos, nossos frutos”, disse Virgínia.
Com 185 mudas plantadas por hectare, a noz-pecã cultivada na Casa Albornoz chegou dos Estados Unidos (onde a grafia é pecan) com variedades provenientes da Flórida, do Texas e do Mississippi. A aceitação do produto no mercado brasileiro tem sido tão boa que a empresa já projeta ampliar as opções de embalagens da noz in natura, além da torrada, salgada e com pimenta. Hoje, os grandes sucessos da empresa são as versões torradas e cobertas de chocolate ao leite e amargo.
O azeite extra virgem também está na base de outros produtos do portfólio, caso dos cosméticos veganos e da cerveja artesanal fermentada com azeite, a Oliven Kölsch, que tem na composição mel, capim limão e camomila. Criada em conjunto com a cervejaria Bodebrown, ela recebeu medalha de ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas 2021, realizado em Blumenau (SC). Também em parceria com a Bodebrown, a Bee-Helles Brasilianisch se destaca pelas notas de mel – outro produto que a família comercializa com marca própria, em duas floradas: eucalipto e campo nativo.
Segundo as mulheres da família, o respeito ao meio ambiente é uma condição essencial no trabalho de toda a equipe. O quarteto acompanha cada etapa do processo com cuidados que começam no plantio e manejo, passando pela colheita, processamento, armazenamento e venda. O turismo de experiência é mais um braço do negócio e pode ser agendado por e-mail (contato@casaalbornoz.com.br) ou pelo telefone 55 9 9617.3892. Além das degustações há piquenique, café da manhã, brunch e almoço campeiro.