17/05/2017 - 11:50
Primavera do Leste (MT), 17/5 – A colheita de milho de segunda safra (safrinha ou de inverno) em áreas do sudeste de Mato Grosso deve começar daqui a 30 a 45 dias, de acordo com os técnicos da Equipe 10 do Rally da Safra, com a participação do Broadcast Agro, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado. Em uma das plantações visitadas pela expedição em Chapada dos Guimarães, a aproximadamente 70 km de Cuiabá, a consistência dos grãos variava de farinácea à pastosa, aquém da maturação fisiológica ideal, quando o cereal já se encontra em estágio duro.
No trajeto percorrido na terça-feira, entre a capital do Estado e Primavera do Leste, o Broadcast Agro pôde constatar que, de fato, não há maquinários nos milharais do sudeste mato-grossense. Na noite anterior, choveu cerca de 20 mm em algumas áreas da região, melhorando ainda mais os prognósticos para o atual ciclo 2016/17. “Como tem chovido mais neste ano, o pessoal tratou mais suas plantações, prevendo maior produção”, comentou Valmir Assarice, técnico de pesquisa da Agroconsult e um dos coordenadores da Equipe 10 do Rally da Safra.
“As plantas estão sem doenças, sem ervas daninhas, apenas com um pouco de lagartas de espiga e de grãos ‘ardidos'”, disse, referindo-se ao cereal escuro e apodrecido pelo excesso de umidade.
A expedição tem constatado grãos “ardidos” principalmente nas pontas das espigas, em pouca quantidade e, portanto, sem muito efeito sobre o resultado final da colheita. Na plantação de Chapada dos Guimarães visitada pelo Rally da Safra, Assarice estimou a produtividade em 120 sacas por hectare.
A Equipe 10 do Rally da Safra se dirige a Rondonópolis nesta quarta-feira, 17, a 220 quilômetros de Cuiabá. Na quinta-feira, partirá para Rio Verde (GO).
*O jornalista viaja a convite da Agroconsult