04/09/2014 - 17:15
A RedeAgro, aliança estratégica, sem fins lucrativos, firmada entre a Prodap, Dow AgroSciences, John Deere, e Tru-Test, com o apoio da Fundação Dom Cabral (FDC), foi lançada oficialmente nos dias 14 e 15 de agosto, em Nova Lima (MG). A abertura foi realizada pelo Diretor Comercial da Prodap, Bernardo Reis, que apresentou a RedeAgro, seus objetivos, metas e perspectivas, em um auditório dentro do Campus da Fundação Dom Cabral.
O evento de lançamento foi realizado em dois dias, e contou com a participação de mais de 60 pecuaristas, 30 agricultores e convidados, o que em números a campo representa quase um milhão de cabeças e 225 mil ha/área de agricultura. De acordo com Pedro Reis, Gerente de Marketing da Prodap e Coordenador da RedeAgro, a aliança foi criada para aproveitar a sinergia de empresas que têm propostas de valor em comum para os clientes, envolvendo-os num seleto grupo para discutir os temas relevantes aos seus negócios.
No primeiro dia o ex-ministro Paulo Paiva falou sobre os Desafios da economia brasileira para 2015, onde destacou a falta de planejamento e coerência para o agronegócio e a pecuária. Na sequência o também ex-ministro Alysson Paolinelli discorreu sobre as Perspectivas e Tendências no setor do Agronegócio. Segundo ele, uma ação como esta da RedeAgro é o que o anima; pois o que está acontecendo no mercado é inexplicável. “Democracia é um ato. Quem estiver organizado faz, quem não estiver, recebe feito”.
Para Roberto Risolia, Líder de Sustentabilidade da Dow AgroSciences e parceiro desta aliança, a proposta é levar informações com alto valor agregado aos pecuaristas, agricultores e parceiros. “Já, no primeiro encontro fomos atendidos. Tivemos apresentações de altíssimo conteúdo, onde os participantes e envolvidos mostraram seu comprometimento com os negócios, e foi condizente com o nível das discussões”, enfatiza.
O objetivo da RedeAgro é auxiliar pecuaristas e agricultores a encontrarem as melhores soluções na gestão de suas propriedades e, com isso, alavancar a produção sustentável de alimentos no país. Segundo João Pontes, Diretor de planejamento estratégico para América Latina da John Deere, percebemos uma relação à relevância e importância da RedeAgro para compartilhar os dados sobre agro e pecuária entre os participantes. “Eles terão espaço para troca de informações. Poderão questionar, buscando desenvolvimento para seus negócios”, comenta João.
O segundo dia contou a apresentação de Lucas Rabelo, Gerente de Soluções da Prodap, que falou sobre Sistema de Gestão para o Agronegócio, onde mostrou a importância do planejamento para os resultados das empresas do setor produtivo. Quem finalizou o evento foi Paulo Herrmann, Presidente da John Deere no Brasil, que falou sobre Estratégia e Planejamento, usando como exemplo positivo e de resultado a Integração Lavoura-Pecuária Floresta. “É uma opção para mitigar os riscos, pois os sistemas integrados aumentam a eficiência na propriedade, com a adoção de tecnologia, porque ganham mais dinheiro, aproveitando espaço/hectare, com mais arroba/hectare e mais carne”, enfatiza Paulo.
Já, para Luís Alberto Müller da Tru-Test Group a aliança já iniciou com objetivo determinado, conseguiu reunir um grupo de clientes com perfil proposto e os assuntos informados nos dois dias de evento geraram muito interesse. “A ideia é que não tenhamos mais encontros comerciais, mas sim para discutir a política setorial, as tendências e oportunidades para nossos negócios”, finaliza Luís.
O segundo ciclo de Encontros da RedeAgro acontecerá dia 31 de outubro, no campus da Fundação do Cabral (FDC) do Rio de Janeiro (RJ). O tema será Governança e Sucessão, e já estão confirmados os professores Paulo Vicente e Teresa Roscoe, ambos docentes do MBA da FDC.
A RedeAgro deve atuar no setor por meio da troca de conhecimento e discussão sobre as melhores práticas empresariais, promovendo eventos e treinamentos, em formato de cursos internacionais, inéditos no setor, que terão todo o suporte, expertise e a gestão de conteúdo da renomada Fundação Dom Cabral. Além de ações que incluirão uma viagem técnica internacional e o desenvolvimento de uma fazenda-referência.