05/01/2026 - 11:20
O empresário japonês Kiyoshi Kimura, conhecido como ‘Rei do Atum’, quebrou um novo recorde ao comprar um atum-rabilho gigante pela cifra de 510 milhões de ienes – US$ 3,2 milhões no câmbio. O peixe pesa 243 quilos.
+Brasil quer ampliar cota de carne sem imposto na China substituindo rivais; entenda
+Ataque à Venezuela: veja quem apoia e quem condena a ação militar dos EUA
A compra foi feita em um leilão de ano novo no maior mercado de frutos do mar, o Toyosu, em Tóquio, no Japão. Com o valor de arremate, Kimura superou os 333,6 milhões de ienes pagos por um atum-rabilho de 278 quilos em meados de 2019.
Com isso, foi o maior preço pago da história do leilão em questão, que iniciou em meados de 1999.
A empresa que comprou o peixe foi a Kiyomura Corp, que opera a popular rede de restaurantes de sushi Sushizanmai.
“Espero que a economia melhore neste ano. A administração Takaichi prometeu trabalhar, trabalhar, trabalhar, então o Sushizanmai também vai trabalhar, trabalhar, trabalhar”, afirmou Kiyoshi Kimura, presidente da companhia, em referência ao governo de Sanae Takaichi, primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do Japão, empossada há dois meses e meio.
“Eu achava que o lance vencedor ficaria um pouco mais baixo, talvez em torno de 400 milhões ou 300 milhões de ienes, mas acabou passando de 500 milhões”, disse Kimura, conhecido como o “Rei do Atum”, a jornalistas.
O atum gigante foi transportado para a unidade principal do Sushizanmai, onde foi fatiado e distribuído para os restaurantes da rede em todo o país. Os pratos preparados com o peixe serão vendidos aos clientes pelo preço habitual, segundo Kimura.
