São Paulo, 11 – A colheita da soja já começou no Rio Grande do Sul mas a área é ainda pouco significativa, segundo a Emater. Das lavouras, 42% estão em floração e 35% em enchimento de grãos, 3% em maturação e 20% em germinação/desenvolvimento vegetativo. “Na maior parte do Estado, as chuvas do último final de semana (do dia 4 ao dia 6) ocorreram entre as fases de maior importância para definição da produtividade. No entanto, ainda persiste a expectativa de diminuição de 45% na projeção inicial”, disse a empresa em relatório.

As chuvas foram benéficas para o milho. A colheita avançou para 48% da área cultivada e a expectativa de redução de produtividade é de 53%, segundo a Emater. Outros 21% da área estão em fase de maturação, 15% em enchimento de grãos, 9% em floração e 7% ainda em enchimento de grãos e desenvolvimento vegetativo.

+ Soja/Argentina: Bolsa de Rosário estima produção de 40,5 milhões de t em 2021/22

A área de cultivo do milho silagem no Estado foi 65% colhida e a redução de produtividade é de 56%, em relação a estimativa inicial. “Além da redução na quantidade produzida há redução na qualidade do material ensilado, obtido de plantas mais secas, fibrosas e com proporção de grãos abaixo da ideal”, disse.

No caso do arroz, as condições climáticas aceleraram o ciclo da cultura. “Durante a semana iniciou a colheita na região mais a oeste do Estado. O índice colhido aproxima-se de 1% e cerca de 10% dos cultivos estão maduros, 27% em enchimento de grãos, 43% em floração e 19% em germinação e desenvolvimento vegetativo”, disse a Emater.