01/04/2009 - 0:00
A nova versão do consagrado filme O menino da porteira estreou nos cinemas no mês passado. Estrelado pelo cantor sertanejo Daniel, o roteiro é baseado na música homônima e conta a trajetória de um pequeno boiadeiro do interior do Brasil. Outro exemplo de filme com a temática rural que caiu nas graças do público foi Dois filhos de Francisco, história da vida de Zezé Di Camargo e Luciano, que estreou em 2005 e se manteve como campeão de bilheteria até este ano, perdendo o posto para Se eu fosse você. Neste contexto, a DINHEIRO RURAL escolheu alguns personagens do agronegócio cuja história de vida renderia um belo filme. Há opções de todos os gêneros, como você pode conferir nas fichas técnicas a seguir:
Campo dos Sonhos
Gênero: Ficção
Elenco: Alysson Paulinelli
Diretor: Ernesto Geisel
Sinopse: Nos anos 70, o mineiro Alysson Paulinelli foi incumbido pelo general Ernesto Geisel de uma missão quase impossível: ocupar o Cerrado. O agrônomo não só cumpriu a tarefa como ainda duplicou a produção nacional de grãos de 40 milhões para mais de 80 milhões. E o Cerrado, patinho feio antes preterido, passou a ser o celeiro de grãos do Brasil.
Locação: Centro-Oeste
Trilha Sonora: Medo de quê?, de Renato Teixeira
Quero ser grande
Gênero: Aventura
Elenco: Otaviano Pivetta
Diretor: Steven Spielberg
Sinopse: A história do pequeno agricultor gaúcho que sonhava ter 200 hectares de terra. Para tanto, ele deixa o Rio Grande do Sul com destino a Mato Grosso, onde começa a comprar suas primeiras propriedades. Passados 20 anos e com muito mais que 200 hectares, ele agora sonha em ser o maior produtor de grãos do Brasil
Locação: Lucas do Rio Verde (MT) e Caiçara (RS)
Trilha Sonora: Confiança, de Tião Carreiro e Pardinho
Segredos de família
Gênero: Drama
Elenco: Clã Maeda
Diretor: Samurais brasileiros
Sinopse: Tsuzaenamon Maeda não era o primogênito e, pela tradição japonesa, os mais velhos herdam os bens. Decidiu então imigrar para o Brasil. Trabalhou duro, tornou se meeiro e, por fim, comprou sua fazenda. Seu filho Takayuki seguiu seus passos e apostou no algodão. Era o início do Grupo Maeda.
Locação: Franca (SP) e Ituverava (SP)
Trilha Sonora: Minha Ituverava, de Pena Branca e Xavantinho
Uma estranha obsessão
Gênero: Terror
Elenco: João Pedro Stédile
Diretor: Pastoral da Terra
Sinopse: Filho de imigrantes italianos, João Pedro Stédile monta uma rede de invasores de terras. Com a ajuda de políticos influentes, ele consegue legalizar o movimento sob a bandeira da justiça social. Por trás desta máscara, o grupo promove violentas invasões, com depredações de fazendas e ameaças tanto a funcionários quanto aos proprietários das terras.
Locação: Rio Grande do Sul
Trilha Sonora: Facão de Penacho, de Tonico e Tinoco
Eu sou a lenda
Gênero: Suspense
Elenco: Rubens Ometto
Diretor: Comissão de Valores Mobiliários
Sinopse: Usineiro do interior de São Paulo cisma em ser o maior produtor de álcool do mundo e para tanto traça um audacioso plano para comprar suas principais concorrentes. Um thriller recheado de intrigas no mercado financeiro. Ele conseguirá?
Locação: Usina Cosan, em Piracicaba (SP)
Trilha Sonora: Agulha no Palheiro, de Renato Teixeira
Quem quer ser um milionário?
Gênero: Drama
Elenco: Shunji Nishimura
Diretor: O destino
Sinopse: O japonês Shunji Nishimura chegou ao Brasil e trabalhou como boia-fria, garçom, mecânico, casou-se. Em 1939, cansado da vida, pegou um trem e foi até a estação final, na cidade de Pompéia (RS). Lá, montou uma oficina de consertos e inventou uma polvilhadeira, que mudou totalmente sua história.
Locação: São Paulo (SP) e Pompéia (SP)
Trilha Sonora: A Paz, de Tonico e Tinoco