Cerca de 13 sacadas de um edifício residencial em Belém, capital do Pará, desabaram na manhã deste sábado, 13, deixando assustados moradores da cidade. Não há relatos de feridos, segundo o governo do Estado. O desabamento ocorreu no Edifício Cristo Rei, localizado na Rua Mundurucus, entre a Avenida Generalíssimo Deodoro e a Travessa Quintino Bocaiúva, no bairro Cremação. O prédio foi evacuado após o acidente.

Pelas imagens divulgadas nas redes sociais logo após o ocorrido, pode-se ver que todas as sacadas do lado esquerdo da fachada do prédio desabaram. Já as da face direita aparentemente não foram afetadas.

Em vídeo dos destroços na calçada, é possível observar ao menos um foco de incêndio. O desabamento afetou os postes de energia elétrica da rua. Ainda não se sabe o que deu início ao acidente, mas a causa é investigada pelo governo estadual.

Nas redes sociais, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), se manifestou sobre o desabamento. “Todos estão acompanhando a queda das sacadas de um prédio, que já tem algumas décadas”, disse em postagem no começo da tarde. “Quero me solidarizar com os condôminos.”

O prefeito afirmou ter determinado que a Defesa Civil fosse até o local para verificar as condições estruturais do edifício e se há algum outro risco de desabamento.

Segundo ele, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de Belém isolou a área por medida de segurança. “Peço que os condutores de veículos e pedestres evitem transitar pelo local enquanto ainda não há mais informações”, afirmou Rodrigues.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informam que não houve registro de vítimas, apenas danos materiais. Ao menos duas viaturas foram mobilizadas para atender a ocorrência.

Todo o edifício foi evacuado e interditado preventivamente, até uma vistoria mais detalhada. “Estamos fazendo um levantamento preliminar da estrutura do prédio para saber se foi abalada, se tem rachaduras ou lajotas soltas”, explicou o presidente da Defesa Civil Municipal, Claudionor Corrêa.

Os bombeiros resgataram um gato em meio aos destroços, segundo vídeos divulgados em redes sociais.

A Polícia Científica do Pará informou que o Núcleo de Engenharia Aplicada foi acionado para atender o caso. “A perícia fez uso de um drone para capturar imagens, que ajudarão a elaborar o laudo que aponte a dinâmica e as causas do desabamento”, afirmou.