Trabalhadores rurais do Território Alto Vale do Itajaí do município Vitor Meirelles, em Santa Catarina, serão beneficiados com a inauguração, nesta quinta-feira (25), de uma unidade de classificação de frutas cítricas. O projeto, que foi aprovado pelo Colegiado Territorial para ser beneficiado pela Ação de Apoio à Infraestrutura em Territórios Rurais (Proinf), conta com investimentos de R$ 220 mil.

O recurso, além de servir para construção de um centro de triagem, classificação e carregamento da produção de cítricos, também será utilizado para aquisição de equipamentos e de um veículo utilitário para transporte e apoio técnico. A ação atenderá cerca de 40 famílias de agricultores familiares do município de Vitor Meirelles.

Antes os agricultores faziam manualmente a classificação dos produtos. Agora, com estrutura e maquinário, essas famílias terão condições de adequação às normas sanitárias exigidas.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), espera, com a ação, melhorar o deslocamento de técnicos até a comunidade de Barra de Prata com a aquisição do veículo, ampliando o apoio aos agricultores.