03/09/2015 - 14:29
Reconhecida como uma das mais antigas cabanas da raça Aberdeen Angus do país, a Cabanha São Bibiano, de Uruguaiana (RS), levou o grande campeonato entre os machos da Expointer 2015 com o touro São Bibiano 7351 Verdadero (box 923). Segundo o criador Antônio Martins Bastos Filho, o título é significativo porque chega em um momento em que a Angus está no ápice entre as raças de corte, o que chancela a qualidade da genética São Bibiano. Presença constante em todas as Expointers, o criador disse que é uma satisfação enorme voltar a vencer em Esteio. A faixa de grande campeão foi entregue no início da tarde desta quarta-feira (2/9) pelo governador em exercício e criador de Angus José Paulo Cairoli. “A raça teve uma evolução enorme geneticamente e isso trouxe grandes competidores e investidores. Sinto-me muito honrado em ganhar o campeonato em Esteio em um momento como esse”, destacou Bastos Filho.
O título de reservado de grande campeão foi para o touro Maya 310 Incrível Eleutério Fortuna (box 927), da Cabana da Maya, de Bagé (RS). A propriedade, de Zuleika Torrealba, também levou o título de terceiro melhor macho com o terneiro Maya Fiv431 Kevin Candelero (box 870). “Isso é trabalho e deve-se muito à ajuda que recebi do colega Fábio Gomes, quando eu não entendia nem de rabo nem de cabeça”, pontua a criadora que admite ter construído o criatório Da Maya com amor aos animais e humildade para aprender. Ao avaliar os resultados em pista ainda destacou a ajuda da equipe de cabanheiros que, ao seu lado, conduziu a propriedade às vitórias.
Segundo o jurado argentino Carlos Ojea Rullán, os touros finalistas eram todos muito bons, funcionais e carniceiros. O critério de desempate para definir o grande campeão foi a suavidade da paleta, o que é uma característica importante para facilitar o nascimento dos terneiros. Segundo ele, que há anos não julgava a Angus em Esteio, houve um avanço significativo nos animais apresentados na Expointer. “Fiquei muito impressionado”, admite, reforçando a qualidade dos animais de argola e dos rústicos julgados em Esteio. Fonte: Ascom.