A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo promove a 53ª edição do Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para Emissão de CFO/CFOC. O evento, que ocorre entre os dias 3 a 7 de fevereiro, habilita engenheiros agrônomos de todo o País a emitir a Certificação Fitossanitária de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC).

Sediado no Instituto Biológico (IB-APTA), em Campinas (SP), o curso conta com o apoio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Os documentos são necessários para o trânsito de produtos agrícolas entre os Estados e também para exportação direcionada a diversos países. Nas suas últimas cinco edições, o curso habilitou 305 profissionais de sete Estados brasileiros.

O objetivo dos documentos é evitar a disseminação de pragas quarentenárias, ou seja, aquelas que possuem relevância econômica, em locais que não registraram sua ocorrência ou que já comprovaram estar livres e com suas disseminações controladas.

Após aprovação, os engenheiros serão cadastrados no Gestão de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Gedave), sistema que permite a emissão dos certificados para as pragas estudadas durante o treinamento. Esta edição abordará a mosca-branca, mosca-das-frutas, tripes e nematoides de café, citros e seringueira.