O secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Guilherme Fillizzola, destacou a importância do estado na produção de biocombustíveis, durante sua participação no Agro Summit, produzido pelo Bradesco BBI. Filizzola disse que “São Paulo tem um pré-sal caipira”, para classificar o tamanho do potencial paulista sobre o tema.

+ G20: Grupo de Trabalho da Agricultura se reúne no MT para debate sobre produção e sustentabilidade

“50% da produção do etanol está aqui [no estado]. É o combustível mais limpo do mundo. É a cadeia do agro que mais capta gás carbônico. A transição energética passa pelo agronegócio”, afirmou.

O secretário destacou que a indústria sucroalcooleira aproveita 100% de sua produção. “A quantidade de subproduto que se tira, açúcar, biogás, biometano, levedura etc. O que antes era um passivo, virou um ativo para o agronegócio”.

Filizzola afirmou ainda que o governo fez parceria com a Cetesb para agilizar e priorizar os licenciamentos para usinas que queiram produzir biogás e biometano. “Estamos trabalhando para aumentar muito a produção de biocombustíveis no estado”. Segundo ele, todos os carros da secretaria são abastecidos com etanol e que há um projeto para desconto de IPVA para veículos – carros, caminhões e ônibus – movidos a biocombustível.

O próximo passo, disse o secretário, será explorar a produção de bioenergia do setor pecuário.