Uma parceria entre o Sebrae-SP, a Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) foi um importante passo para assegurar a percepção da qualidade e a imagem do mel brasileiro ao redor do mundo.

Após meses de trabalho, os primeiros resultados desta junção de esforços já começam a aparecer. A construção participativa de um Programa de Certificação e ainda de novas embalagens que criam identidade visual para o mel que sai do território brasileiro são os dois pilares nos quais o projeto foi baseado.

“O mel brasileiro é muito valorizado por sua pureza. Trata-se de um produto premium, mas as embalagens não refletiam isso. Foi aí que surgiu esse processo  de mudança demandado pela ABEMEL: a criação do Programa de Certificação, feita pelo Sebrae-SP, para garantir a qualidade do que vai dentro do frasco e a mudança das embalagens, feito pela APEX Brasil”, explica o consultor do Sebrae-SP, Hugo Venturelli.

O objetivo do projeto é criar uma identidade nacional dos produtos apícolas e expandir o mercado internacional.

EMBALAGENS – A APEX Brasil criou novas embalagens para o spray de própolis, o mel e o propólis. A base é um octaedro de vidro, forma diferente que rompe com a linguagem dos frascos iguais ao lembrar uma colmeia. A ideia é que esta nova embalagem atenda à indústria e ao consumidor também. Ela trouxe mais personalidade ao produto e, além disso, redução de 15% no valor da embalagem.

CERTIFICAÇÃO – “Como garantir a qualidade do produto que vai dentro desses novos frascos? Quais os critérios para poder usá-los? Foi aí que entrou o Sebrae-SP, com a criação do Programa de Certificação para a ABEMEL”, explica Venturelli.

Foi criado um ‘código de conduta’ que é necessário ser seguido pelo empresário que deseja fazer o uso das novas embalagens. Afinal, além do novo layout da embalagem, é necessário assegurar que o produto de dentro também é de qualidade.

Conforme o consultor do Sebrae-SP, o Programa de Certificação considerou itens como: segurança alimentar e rastreabilidade; meio ambiente e conservação e, a principal novidade, o aspecto organizacional, com exigências para que as empresas tenham boas práticas associativas em seu dia a dia. Vale destacar que a ABEMEL agrupa 33 empresas responsáveis por 80% do mel brasileiro. Fonte: Sebrae