03/05/2016 - 11:25
Na manhã da próxima sexta-feira, 6 de maio, será inaugurada em Palmas-TO a sede própria da Embrapa Pesca e Aquicultura. Devem participar do evento a presidente da República Dilma Rousseff, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Kátia Abreu e autoridades estaduais, além de representantes da própria empresa.
Com investimentos de cerca de R$ 29 milhões em sua estrutura física, a Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária na capital tocantinense desenvolve trabalhos em duas frentes. Numa delas, que reúne as temáticas de pesca e aquicultura, tem pesquisas em âmbito nacional; por outro lado, regionalmente, na área do chamado Matopiba (que engloba partes dos estados do Maranhão, do Tocantins, do Piauí e da Bahia), trabalha com sistemas integrados e sustentáveis de produção agropecuária. Internamente, a instituição possui dois núcleos temáticos, cada um trabalhando em uma das frentes.
Criada em agosto de 2009, a Embrapa Pesca e Aquicultura reúne pesquisadores em diversas linhas de pesquisas, como sanidade de organismos aquáticos, manejo e conservação de recursos pesqueiros, nutrição e alimentação de espécies aquícolas e processamento de pescado (no núcleo temático de pesca e aquicultura) e manejo de pastagens, intensificação ecológica em sistemas agrícolas, relação solo-água-planta-atmosfera e modelagem de agroecossistemas (no núcleo temático de sistemas agrícolas).
A atual chefia da Unidade é formada por Carlos Magno Campos da Rocha como chefe geral e por Eric Routledge (chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Alexandre Freitas (chefe adjunto de Transferência de Tecnologia) e Rogério Sobreira (chefe adjunto de Administração).
Tecnologias – Durante o evento de inauguração, a Embrapa Pesca e Aquicultura apresentará dois de seus trabalhos: a identificação genética de peixes, que envolve a marcação dos animais por dispositivos de identificação e de rastreamento e a coleta de material biológico para teste de DNA; e um protótipo de entreposto móvel de pescado, que foi desenvolvido em conjunto com as empresas Engmaq (de Peritiba-SC) e Piscis (de Jaguaribara-CE) e consiste numa estrutura, ainda em fase de avaliação, para processamento de peixes. Fonte: Ascom
Serviço:
Inauguração da sede própria da Embrapa Pesca e Aquicultura
Data: 6 de maio, às 10h
Onde: prolongamento da Av. NS 10, cruzamento com Av. LO 18, sentido Norte, Loteamento Água Fria, Palmas – TO