Seis das oito atividades que integram o comércio varejista registraram recuos nas vendas em novembro ante outubro de 2022, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global, o volume vendido caiu 0,6%.

As perdas ocorreram em Combustíveis e lubrificantes (-5,4%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-3,4%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,7%), Tecidos, vestuário e calçados (-0,8%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,3%), e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,2%).

Na direção oposta, houve expansão em Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,7%) e Móveis e eletrodomésticos (2,2%).

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, houve redução de 0,6% em novembro ante outubro. O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou alta de 0,4%, enquanto Material de construção cresceu 3,0%.

Comparação com novembro de 2021

Cinco das oito atividades que integram o varejo registraram avanços em novembro de 2022 ante novembro de 2021. Na média global, o comércio varejista teve um crescimento de 1,5%.

Houve expansão em Combustíveis e lubrificantes (27,3%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (6,5%), Móveis e eletrodomésticos (3,0%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,7%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (1,1%).

Na direção oposta, houve perdas em Tecidos, vestuário e calçados (-16,1%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-10,5%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,5%).

No varejo ampliado, que inclui os segmentos de veículos e material de construção, as vendas caíram 1,4% em novembro de 2022 ante novembro do ano anterior. O segmento de Veículos e motos, partes e peças encolheu 5,5%, e Material de construção recuou 10,9%.