Seis das oito atividades que integram o comércio varejista registraram perdas nas vendas em fevereiro ante janeiro, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global, o volume vendido caiu 0,1%.

As quedas ocorreram em Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-10,4%), Tecidos, vestuário e calçados (-6,3%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,0%), Móveis e eletrodomésticos (-1,7%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,7%) e Combustíveis e lubrificantes (-0,3%).

Na direção oposta, as únicas atividades com expansão foram Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,4%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (4,7%).

No comércio varejista ampliado – que agora inclui as atividades de veículos, material de construção e atacado alimentício – houve elevação de 1,7% em fevereiro ante janeiro. O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou alta de 1,4%, enquanto Material de construção caiu 2,0%.

Com a reformulação periódica da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), o desempenho do varejo ampliado com ajuste sazonal inclui os dados do atacado alimentício, nova atividade investigada.

No entanto, ainda não há divulgação de dados individuais para o atacado de produtos alimentícios na série com ajuste sazonal.

O IBGE explica que é necessário ter uma série histórica mais longa para ter uma base de dados consistente para as divulgações ajustadas sazonalmente.

Comparação com fevereiro de 2022

Também de acordo com o IBGE, seis das oito atividades que integram o varejo registraram recuos em fevereiro de 2023 ante fevereiro de 2022.

Houve perdas em Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-12,9%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-9,5%), Tecidos, vestuário e calçados (-9,2%), Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-4,5%), Móveis e eletrodomésticos (-1,9%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-0,7%).

Os únicos segmentos com expansão foram Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,0%) e Combustíveis e lubrificantes (19,7%).

No varejo ampliado – que agora inclui os segmentos de veículos, material de construção e atacado alimentício -, as vendas caíram 0,2% em fevereiro de 2023 ante fevereiro do ano anterior.

O volume vendido por Veículos, motos, partes e peças encolheu 1,5% em relação a fevereiro de 2022, Material de Construção teve recuo de 5,9%, e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo caiu 9,5%.