A Semex Brasil – uma das mais principais empresas de genética bovina do país – traz duas novidades com o melhor da genética para a pecuária leiteira: o lançamento dos catálogos de leite importado Holandês e Jersey – 2016, com novas contratações.

Os animais que compõem os catálogos são avaliados através das provas canadenses LPI – Índice de Lucratividade Vitalícia e das provas americanas TPI – Índice de Desempenho Total, que determinam a classificação para longevidade, taxa de prenhes, produção, entre outras.

A prova americana TPI é a combinação do mérito genético do animal para as características de produção, tipo (conformação) e funcionais em um só índice, classificando os touros pela sua habilidade em transmitir um equilíbrio destas características, ou seja, quanto maior for a classificação, melhor é o desempenho do animal.

Já as provas canadenses LPI são referentes a um único valor do mérito genético total do touro baseado na produção, conformação e nas características funcionais que atentam a durabilidade e rentabilidade de suas filhas.

Além das provas, os catálogos contam com o selo dos programas Immunity+ (alta resposta imune), Health Smart (filhas que emprenham mais cedo), Repromax (produtividade e rentabilidade) e Genomax (os melhores touros jovens), ou seja, caso o animal faça parte de algum destes programas, haverá uma sinalização.  O sêmen importado Semex segue os exigentes padrões de qualidade da Boviteq Alliance, conhecido internacionalmente como Padrão de Qualidade Gold Standard, que garante a utilização de rigorosos processos de qualidade no mundo, desde a coleta até a industrialização.

Dentre os destaques dos catálogos está o touro da raça holandesa Val-Bisson Doorman, que vem de uma extraordinária linhagem materna. Veja mais detalhes abaixo:

Nascido em 06 de agosto de 2011, Doorman já vendeu mais de 200 mil doses em todo o mundo até dezembro de 2015. Possui grande potencial para sistema mamário, pernas, pés e força leiteira. Filho de Bookem com a vaca Val Bissom Shottle, a alta capacidade de produzir filhas de valor genético superior, herdada de sua mãe, tornou Doorman um dos touros mais populares da raça holandesa. 

“Doorman confirma todas as expectativas e é o touro com maior valor agregado em Tipo (conformação) no Canadá. Assim que as primeiras filhas nasceram ficou evidente a sua capacidade de produzir animais especiais. Ainda jovem, suas filhas ganharam premiações em exposições importantes e a demanda por sêmen de Doorman aumentou. Várias de suas filhas foram campeãs de pistas e continuam se destacando nas principais exposições do mundo como: Madison, Royal Winter Fair, entre outras da Europa”, ressalta Claudio Aragon, diretor técnico de raças de leite Semex. Fonte: Ascom