22/05/2015 - 12:16
O 21º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores reuniu, no dia 15 de maio, em Ribeirão Preto/SP, cerca de 120 pessoas para debater sobre sustentabilidade, pecuária, agricultura, meio ambiente e genética. Nesta edição, o mercado de touros jovens esteve entre as temáticas de destaque. A palestra “ANCP: Reprodução Programada 20 anos”, além de apresentar um balanço do programa, abordou a primeira Reprodução Programada (RP) Genômica.
Trata-se de uma iniciativa da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) que incorporou a DEP Genômica no processo de seleção da RP. Os animais, que passavam apenas pelos filtros genéticos e vistoria, agora também serão genotipados. “Com o incremento das informações genômicas, a variação da DEP pode ser menor no decorrer dos anos, pois a tecnologia aumenta a confiabilidade da avaliação genética dos animais ainda jovens”, explica Luís Gustavo Figueiredo, pesquisador da ANCP.
Durante a palestra, números reforçaram a força do Teste de Progênie da ANCP na pecuária nacional. Em 20 anos, os 600 animais que participaram da RP produziram um total de 425.373 progênies, 483.616 netos e 318.928 bisnetos. Os touros aprovados na RP também mostram intensa representatividade nas centrais de inseminação. O levantamento da ANCP indica que dos 600 touros participantes do programa, 32% estão no portfólio das principais centrais do País.
Seminário
Realizado pela ANCP, o seminário teve importantes palestrantes no campo da pesquisa e genética. Na oportunidade, o público participou efetivamente dos debates, compartilhou experiências e sugeriu melhorias para o setor. “A ANCP realizou o seu 21º seminário anual consecutivo e tratou de temas importantes para o melhoramento genético de zebuínos em harmonia com a sustentabilidade do planeta. O evento foi um sucesso com conferencistas nacionais e internacionais e um público de produtores, profissionais, professores e alunos de sete estados do Brasil”, avalia o presidente da Associação, Raysildo Lôbo.
Para o vice-presidente da ANCP, Carlos Viacava, o seminário debateu temas recentes do setor e trouxe inovações da ANCP. “O evento discutiu o que há de mais moderno e atualizado no mundo da pecuária brasileira através de brilhantes palestras que trataram da Integração Lavoura Pecuária, a questão da água e o aproveitamento econômico das reservas florestais. Também apresentou a vanguarda da genotipagem e lançou o primeiro teste de touros jovens com a Reprodução Programada 2015, que reúne, exclusivamente, participantes dispondo de DEP’s genômicas. A ANCP sempre à frente na avaliação genética”.
O painel 1, Sustentabilidade no Cerrado, contou com as palestras: “Recursos Hídricos e Produção Sustentável no Cerrado” do pesquisador da Embrapa Cerrados, Lineu Neiva Rodrigues; “ILP: Estratégias para Intensificação Sustentável para a Produção Pecuária e Agrícola” do também pesquisador da Embrapa Cerrados, Lourival Vilela; e os “50 anos do Código Florestal: Aspectos Técnicos e Legais Visando a Sustentabilidade Econômica, Social e Ambiental das Propriedades Rurais” do sócio diretor da Arbórea Ambiental, Paulo Sérgio Garcia de Oliveira.
Já o painel 2, Agentes de Melhoramento Genético e Lucratividade, teve as temáticas: “Use of cost-effective genotyping technologies for predicting genetic merit in Nelore cattle” (Utilização de Tecnologias de Genotipagem de Custo/Benefício para a Previsão de Mérito Genético em Bovinos da Raça Nelore) do diretor de serviços técnicos Globais da Zoetis, Jason Osterstock; “ANCP: Reprodução Programada 20 anos” do pesquisador da ANCP, Luís Gustavo Figueiredo; “Impacto Econômico da Seleção para Acabamento de Carcaça” do médico veterinário da Aval Serviços Tecnológicos, Fabiano Araújo.
No final do evento, a ANCP lançou a 25ª edição do Sumário de Touros – Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã – ferramenta de seleção que predomina em vários criatórios do Brasil e de outros países. O exemplar traz as novas avaliações genéticas dos animais da base de dados da Associação.
Gabriel Seraphico, proprietário da Fazenda Bacuri, ressaltou a importância do seminário e representatividade da ANCP. “Assim, como sempre acontece, as temáticas são interessantes. A ANCP reúne um apreciável número de selecionadores de gado, especialmente na área zebuína e faz um trabalho de muitos anos, que traz resultados para a pecuária de corte no Brasil de modo geral. A Associação tem mantido, ao longo do tempo, uma posição de destaque no sentido de estar sempre à frente. Ela é muito ativa na busca de novos conhecimentos e desenvolvimento de técnicas”, declarou Seraphico.
Neurisvan Teixeira dos Santos, gerente de melhoramento da Colonial Agropecuária, é outro profissional que todo ano prestigia o seminário. “Desde o início, participo do seminário. É um momento especial, pois aquece debates e estimula o setor. Além disso, aproveitamos para compartilhar experiências e ideias”, contou Santos. Fonte: Ascom