O programa Soja Plus oferece durante o mês de maio cursos sobre Qualidade de Vida no Trabalho com o objetivo de sensibilizar o produtor rural sobre a importância do cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho rural. Estão agendados encontros em Campo Verde, Primavera do Leste, Jaciara, Nova Mutum, Diamantino e Canarana.

A base do curso é a Norma Regulamentadora (NR) 31 e os alunos entenderão o objetivo da lei e sua aplicação. Também será tratado sobre agrotóxicos e adjuvantes, gestão de uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), noções de legislação trabalhista e previdência do trabalho rural, gestão e saúde do trabalho rural, ergonomia, higiene e conforto no ambiente de trabalho, gestão de risco ambiental e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do trabalho rural.

Os agricultores interessados em participar do treinamento devem procurar os Sindicatos Rurais de seus municípios. O curso é oferecido pelo Soja Plus e organizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Associação das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Após o curso, os produtores estão aptos para receber a visita da equipe técnica da Aprosoja na sua propriedade para iniciar as adequações por meio do Soja Plus. 

O Soja Plus é um programa de gestão de propriedades que visa levar informação para o produtor rural se adequar às legislações ambiental e trabalhista brasileiras. Os parceiros do programa são Aprosoja Brasil, Ministério do Trabalho e Emprego, Instituto Algodão Social, Embrapa Soja, Banco do Brasil, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Governo de Mato Grosso, Indea-MT, UFMT, Fundação MT, Anec, ARES. Fonte: Ascom.