No próximo domingo, dia 22, às 10h,  a Secretaria do Meio Ambiente, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a Associação de Agricultura Orgânica (AAO) e o Instituto Kairós assinarão um protocolo de intenções para promover a transição agroecológica de proprietários rurais interessados em aderir ao modelo de produção orgânica. A assinatura marca as comemorações do Dia Mundial da Biodiversidade e acontecerá no Parque da Água Branca.

O protocolo prevê ações de educação, que englobam cursos, capacitações e materiais educativos, que abordarão temas que vão desde a prática de conservação do solo, do controle de erosão e uso racional da água até a adequação ambiental da propriedade rural.

A principal meta do protocolo é contribuir para o uso sustentável dos recursos naturais por parte dos produtores, aumentar a oferta de alimentos saudáveis e estimular o seu consumo pela população. O período de transição para a agroecologia costuma ser o mais delicado e custoso para os agricultores. O protocolo é uma forma de reconhecimento dos produtores rurais que se dispõe a essa transformação.

O evento também contará com a visita dos secretários à Feira do Produtor Orgânico do Parque da Água Branca, o lançamento da SAF São Paulo, ferramenta para planejamento e avaliação econômico-financeira de sistemas agroflorestais, além de coquetel orgânico e exposição sobre agrobiodiversidade da produção orgânica paulista.

Origem

O protocolo de intenções que será assinado neste domingo é fruto da experiência do projeto Guarapiranga Sustentável. Lançado em 2010, o projeto teve como objetivo promover boas práticas agro-ambientais e foi um dos projetos pilotos que levaram ao protocolo atual. Aderiram ao protocolo, 41 produtores dos quais oito, por conta própria, aderiram à produção orgânica.

Projeto SP Orgânico

Parceria entre SMA e SAA, criou a linha de apoio financeiro ao produtor interessado em aderir à agricultura orgânica. Os recursos, do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista – FEAP, podem chegar à R$500 mil.

Para mais informações sobre o Projeto SP Orgânico, acesse:  http://www.agricultura.sp.gov.br/noticias/produtor-paulista-tem-ate-r-500-mil-de-credito-do-feap-para-comecar-producao-de-organicos/

SAF São Paulo

A planilha SAF São Paulo, desenvolvida no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS), é uma ferramenta para planejamento e avaliação econômico-financeira de sistemas agroflorestais (SAFs).

Os SAFs se caracterizam como um modelo de agricultura mais sustentável, com maior resiliência e facilidade à adaptação as mudanças climáticas, que gera segurança alimentar e renda e, simultaneamente, contribui para a preservação ambiental.

Serviço

Auditório Paulinho Nogueira
Início: 10h
Parque Água Branca – Avenida Francisco Matarazzo, 455
Barra Funda – São Paulo – SP
(11) 3803-4200

Fonte: Ascom