Dando continuidade aos debates sobre suinocultura de baixa emissão de carbono, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promovem o Encontro Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono. O evento integra a programação da AgroBrasília 2016, feira de agronegócios realizada próximo a Brasília-DF, que vai acontecer de 10 a 14 de maio.
   
Com o objetivo de ampliar os conhecimentos acerca do tema, o Encontro contará com três atividades, sendo a primeira o Fórum sobre Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono, que acontece no dia 13 de maio; um Dia de Campo, também no dia 13; além de uma Vitrine Tecnológica, que estará disponível para visitação durante todos os dias da AgroBrasília. A ideia é que os participantes conheçam desde as tecnologias disponíveis no mercado até a aplicação prática desses métodos na granja.
   
Segundo Marcelo Lopes, presidente da ABCS, a realização o Encontro dentro da AgroBrasília é mais um importante passo para a disseminação das tecnologias de baixa emissão de carbono. “A AgroBrasília é uma das mais importantes feiras de agronegócio realizada na região Centro-Oeste. Portanto, será outra grande oportunidade de disseminar as informações sobre esse tema e mais do que isso, mostrar na prática os benefícios dessas tecnologias na produção de suínos”.
   
Todo o conteúdo que será apresentado durante o Fórum é resultado de uma série de pesquisas feitas ao longo de um ano para avaliar e disseminar alternativas economicamente viáveis para o tratamento de dejetos oriundos da produção suinícola. A ação atende as propostas do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC), desenvolvido pelo Mapa, e integra o Projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono, que tem como objetivo tratar cerca de 4,4 milhões de metros cúbicos de dejetos animais até 2020.    
   
O Encontro Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono é gratuito e tem como foco produtores de suínos, gerentes de granja, chefes de setor, técnicos, acadêmicos e agentes financiadores. O evento também conta com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Embrapa Suínos e Aves, Sebrae Nacional, Banco do Brasil, Associação dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin), e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS). Fonte: ABCS