Um combustível sustentável e feito a partir do bagaço e da palha de cana-de-açúcar. Esse é o etanol de segunda geração, também conhecido como celulósico, que já é uma realidade em algumas usinas brasileiras, vem atraindo cada vez mais a atenção do mercado e, por tudo isso, será tema de destaque do painel “Etanol 2G: Realidade Global”, que acontecerá no segundo dia (7/7) do Ethanol Summit 2015.

Pioneiras na tecnologia para a produção do etanol de segunda geração, a GranBio, em Alagoas, e a unidade da Raízen, localizada em Piracicaba (SP), iniciaram a fabricação em escala comercial do biocombustível avançado no final de 2014. Hoje, o mercado de etanol 2G já representa 127 milhões de litros/ano, número considerável, apesar de ainda estar abaixo na comparação ao biocombustível de primeira geração (261 bilhões de litros na safra  2014/2015).

Porém, a produção vem crescendo e a expectativa é a melhor possível, uma vez que o combustível celulósico tem tudo para ser muito competitivo, considerando os benefícios que pode trazer em termos de desenvolvimento sustentável. Especula-se, inclusive, que etanol 2G poderá abrir caminho para uma espécie de ‘revolução verde’ no mercado internacional de biocombustíveis e no setor químico, especialmente a partir de 2016, como resultado das decisões que devem ser tomadas na 21ª Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas – COP 21, em dezembro de 2015, na cidade de Paris (França), para mitigação das emissões dos gases de efeito estufa.

Para debater essas questões, o painel reunirá Marcus Rarbach, chefe de Biocombustíveis e Derivados da Clariant; Gustavo Leite, presidente do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC); Conrad Burke, diretor global de Marketing para Biocombustíveis Avançados da DuPont; Alan Hiltner, vice-presidente Executivo da GranBio; e Pedro Mizutani, vice-presidente Executivo da Raízen.

A 5ª edição do Ethanol Summit será realizada nos dia 6 e 7 de julho no Golden Hall do WTC, em São Paulo. Lançado em 2007 e realizado a cada dois anos pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), o encontro reúne empresários, autoridades de diversos níveis governamentais, pesquisadores, investidores, fornecedores e acadêmicos do Brasil e do exterior. São esperados cerca de 1.500 participantes para acompanhar quase uma centena de palestras, apresentações, discussões e debates que vão acontecer em grandes plenárias, painéis temáticos e cerimônias de abertura e encerramento, além de eventos paralelos.

Inscrições

As inscrições devem ser efetuadas via internet, no site oficial do evento, até o dia 30 de Junho de 2015. Após esta data as inscrições somente poderão ser efetuadas na secretaria local do Congresso, no Golden Hall do World Trade Center São Paulo – Avenida Nações Unidas, 12.551 – Brooklin Paulista, São Paulo (SP). Fonte: Ascom