Pensando na sustentabilidade e na melhor rentabilidade para os produtores rurais, a Syngenta e a Basf vão apresentar soluções para tornar as lavouras pelo Brasil cada vez mais conectadas na edição 2024 da Agrishow. 

O foco da Syngenta é lançar novidades que vão compor a plataforma Cropwise, que engloba várias soluções da companhia para impulsionar métodos mais sustentáveis para a agricultura brasileira. 

Entre os lançamentos está o Cropwise Balance, solução desenvolvida para viabilizar aos produtores rurais maior controle de seus custos de produção, inclusive por talhão, garantindo, assim, mais eficiência em processos como: operações, compras, finanças e estoque. Por meio do Balance, o agricultor pode gerenciar aspectos agronômicos, administrativos e financeiros da lavoura em um único local, desde o início até o final da safra.

“Apresentaremos nossas tecnologias não só para o monitoramento de pragas e doenças, mas para todo o ciclo produtivo das lavouras, e que estão atualmente disponíveis em uma única plataforma para facilitar a gestão do agricultor”, destaca Feroz Sheikh, Chief Information and Digital Officer da companhia. 

BASF conta com lançamento para aumentar rentabilidade do produtor

Já a Basf vai anunciar novidades do Xarvio Digital, plataforma de agricultura digital da companhia. Entre elas, Mapas de Semeadura em Taxa Variável, Gestão Nutricional do Talhão e Mapeamento Digital de Plantas Daninhas, agora para cana-de-açúcar. 

A solução de Semeadura em Taxa Variável contribui para aumentar a produtividade e a rentabilidade do agricultor de soja, milho e algodão. A tecnologia mapeia o potencial produtivo de cada parte do talhão, com base em imagens de satélite e Isso permite otimizar a densidade de semeadura de acordo com o potencial produtivo de cada região.

A tecnologia também pode aumentar a eficiência no uso de insumos e melhorar a uniformidade do campo. Em campos experimentais, os resultados das últimas safras são expressivos: 2,2% de incremento médio na produtividade de soja, 2,4% na produtividade de algodão e 5,4% na produtividade de milho.

“As metas da BASF para uma agricultura mais sustentável incluem a ampliação do uso de tecnologias digitais, criando uma oferta robusta em soluções para agricultura. A otimização dos recursos possibilita um gerenciamento agronômico mais efetivo das safras, gerando economia de insumos agrícolas, horas de uso máquina, água e combustível”, comenta Almir Araújo, diretor de Digital, Novos Modelos de Negócios e Excelência Comercial da Divisão de Soluções para Agricultura da Basf na América Latina.