06/05/2025 - 10:37
O Estado de São Paulo será o primeiro do Brasil a substituir “completamente” o diesel por combustíveis renováveis, e isso começará pelo setor rural, afirmou o governador paulista, Tarcísio de Freitas, nesta terça-feira, 6, durante evento.
Ele indicou alternativas como o uso do etanol para veículos pesados, como tratores, além do biometano e do hidrogênio verde.
+Biodiesel tem menor preço em quase 5 meses no Brasil com pressão do mercado de óleo de soja
“O agro paulista vai ser o primeiro a se descarbonizar completamente… São Paulo vai ser o primeiro Estado, pode anotar o que estou dizendo hoje, a substituir completamente o diesel”, disse o governador, na abertura do evento Cenário Geopolítico e Agricultura Tropical, promovido pela CNA/Senar.
Ele disse que a substituição do diesel, um combustível fóssil, vai começar na lavoura. O diesel vendido no Brasil já conta com mistura de 14% de biodiesel.
“Vamos ver cada vez mais caminhões movidos a biometano”, disse Freitas, citando ainda que máquinas agrícolas também poderão ser movidas a biometano e etanol.
Ele disse que barreiras regulatórias estão sendo removidas para a inserção do biometano na rede, em substituição ao gás natural.
Para o governador, o cenário econômico global conturbado pela guerra tarifária iniciada pelo presidente Donald Trump traz oportunidades para o Brasil, que pode ganhar mercados na Ásia e Europa.