22/11/2022 - 15:02
O coordenador do governo de transição em São Paulo, Guilherme Afif Domingos, anunciou nesta terça-feira, 22, 106 nomes que vão compor a equipe responsável por representar o governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) e preparar o terreno da nova gestão paulista. Entre os integrantes, Tarcísio abrigou bolsonaristas em eixos como o de Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos da pessoa com deficiência. Na Infraestrutura, Habitação e Meio Ambiente, escolheu nomes de sua confiança que passaram pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.
Segundo Afif, a lista contém integrantes com potencial para assumir o secretariado a partir de janeiro, mas os novos representantes das pastas ainda não estão definidos e alguns devem começar a ser anunciados ainda esta semana. Coordenam o grupo o ex-diretor da EPL Arthur de Lima, a assessora de imprensa Lais Vita, a engenheira Priscilla Perdicaris e o economista Nelson Costa.
Entre os integrantes Tarcísio premiou bolsonaristas como o deputado estadual Frederico d’Avila, que xingou o papa Francisco e o arcebispo de Aparecida de “vagabundos”, “safados” em 2021; a deputada estadual Valeria Bolsonaro; a deputada federal Rosana Valle (PL); o presidente da Ceagesp Coronel Mello de Araújo, o deputado federal Guilherme Derrite (PL-SP), o empresário Filipe Sabará e a vereadora Sonaira Fernandes (Republicanos).
Afif informou que o número de secretarias deve se manter similar ao da estrutura atual – que contempla 28 pastas, sendo 4 especiais e a Procuradoria Geral do Estado. No entanto, Tarcísio planeja readequar algumas secretarias, seja desmembrando ou unificando cargos.
“O que vai ter é remanejamento de áreas ou até mudanças de nome. Quem define a estrutura é a missão. Por missões desse governo você tem que ter uma estrutura para fazer cumprir aquela missão. Você tem que remanejar e até ter secretarias, como foi prometido a secretaria da Mulher, mas será outra, transformada”, disse.
O grupo está dividido em nove eixos que, segundo Afif, vão corresponder às atuais secretarias de governo. O governo de transição não vai trabalhar com nomeação antecipada, o que significa que não haverá nomeação no Diário Oficial do Estado e os integrantes não serão remunerados pelo governo, disse Afif.
Segundo o coordenador, partidos que compuseram a coligação de Tarcísio, como o PL de Jair Bolsonaro, poderão participar na indicação de nomes para o secretariado, desde que sigam “critério técnico estabelecido pelo governador eleito”. Questionado sobre a manutenção de quadros tucanos na administração pública, Afif completou que “não há preconceito nenhum” de manter membros do governo. “Tem muita gente muito boa que merece ser aproveitada”. Nomes que compuseram equipes de governo em gestões tucanas, como dos ex-governadores Geraldo Alckmin (hoje no PSB) e João Doria também estão na lista.
O atual secretário da Educação do Paraná, Renato Feder, foi o único nome anunciado e que vai compor a secretaria de Educação. Na transição, essa pasta está unificada com cultura e esportes. Afif informou que outros secretários serão anunciados ainda nesta semana.
De acordo com o coordenador, o ex-assessor especial do Ministério da Fazenda na gestão Paulo Guedes e coordenador econômico do programa de governo de Tarcísio, Samuel Kinoshita, foi destacado no eixo de desenvolvimento e finanças para dialogar com a área de orçamento do Estado. Como antecipou o Broadcast Político, Kinoshita é o favorito para ser o secretário da Fazenda.
Entre outros “secretariáveis” do futuro governador estão o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e o deputado federal e candidato derrotado pelo Novo ao governo paulista, Vinícius Poit. Kassab não compõe a equipe de transição, enquanto Poit foi direcionado para o eixo de “gestão, desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia e finanças”.
Confira os eixos e nomes indicados:
1) COORDENAÇÃO DE TRANSIÇÃO
Guilherme Afif Domingos (Coordenação geral)
Arthur Luis Pinho de Lima
Priscilla Perdicaris
Nelson Hervey Costa
2) AGRICULTURA E ABASTECIMENTO
Coronel Mello de Araújo
Edivaldo Del Grande
Frederico d’Avila
Guilherme Piai
Guilherme Ribeiro
João Sampaio
Ricardo Amadeu Sassi
3) DESENVOLVIMENTO SOCIAL, MULHERES E DIREITOS PCD
Ana Maria Velloso
Cezinha de Madureira
Cid Torquato
Cristiane Freitas
Deise Duque-Estrada
Filipe Sabará
Gilberto Nascimento Júnior
Marcone Vinícius Moraes de Souza
Maria Rosa
Rita Passos
Rosana Valle
Simone Marquetto
Sonaira Fernandes
4) EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES
Aildo Rodrigues
André Simmonds
Filomena Siqueira
Gustavo Souza Garbosa
Jair Ribeiro
José Roberto Walker
Karen Cristina Garcia
Lana Romani
Marcelo Magalhães
Maurreen Maggi
Patrícia Bastos
Paula Trabulsi
Paulo Zuben
Pedro Machado Mastrobueno (saiu no globo esse nome)
Renato Feder
Talmo Oliveira
Thiago Peixoto
Valéria Bolsonaro
Vinícius Mendonça Neiva
5) GESTÃO, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E FINANÇAS
Anderson Correia
Bruno D’Abadia
Felício Ramuth
Jorge Lima
Lucas Ferraz
Ricardo Britto
Rodrigo de Losso
Rui Gomes
Samuel Kinoshita
Vinicius Poit
6) MEIO AMBIENTE, HABITAÇÃO E INFRAESTRUTURA
Bruno Serapião
Claudio Bernardes
Lair Krahenbuhl
Marcelo Branco
Marcelo Coluccini
Marco Aurelio Costa
Marta Lisli Giannichi
Miguel Bucalen
Natália Resende Andrade Ávila
Paulo Ferreira
Rafael Benini
Ricardo Pereira Leite
Sérgio Henrique Codelo Nascimento
7) SAÚDE
Chao Lung Wen
Edmundo Baracat
Edson Rogatti
Eleuses Paiva
Esper Kallas
Fabio Jatene
Francisco Assis Cury
Francisco Ballestrin
Giovanni Guido Cerri
Gustavo Pereira Fraga
Helencar Ignacio
Helio Paiva
João Lauro Viana Camargo
José Eduardo Lutaif Dolci
José Luiz Gomes do Amaral
José Osmar Medina Pestana
Olímpio Bittar
Paulo Manoel Pego Fernandes
Sérgio Okane
Tarcísio Eloy Pessoa Barros Filho
8) SEGURANÇA PÚBLICA E ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA
Antônio Ferreira Pinto
Artur José Dian
Cássio Araújo de Freitas
Guilherme Muraro Derrite
João Henrique Martins
Nelson Santini
Paulo Maculevicius
Raquel Kobashi Gallinati Lombardi
Rodrigo Garcia Vilardi
9) TURISMO
Alain Baldacci
Alessandra Abrão
Alessandro Guiche
Ana Biselli
Armando Arruda Pereira de Campos Mello
Fernando Guinatto
Roberto de Lucena
Sérgio Souza
Virgílio Nelson da Silva Carvalho