22/06/2021 - 14:42
São Paulo, 22 – A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) destacou uma equipe de técnicos para levantar dados sobre a produtividade do milho e do sorgo da safra 2020/21 nas áreas produtoras do Distrito Federal (DF). Os trabalhos começaram na segunda-feira, 21, e vão até sexta-feira, 25.
Segundo comunicado da Conab, o objetivo é avaliar especialmente se houve ampliação dos efeitos climáticos na redução de produtividade das duas culturas, que até o momento está 50% abaixo do esperado para esta safra. Serão avaliadas, ainda, as culturas de feijão 2ª e 3ª safra, de girassol e de trigo.
+ Preços de fertilizantes são impulsionados pela alta dos grãos, diz Commerzbank
A equipe tem aplicado questionários aos produtores e também realizado registros fotográficos e mensuração das coordenadas geográficas das áreas de produção.
Na mais recente estimativa da safra 2020/21, divulgada no dia 10 de junho, o Distrito Federal apontava uma produção total de grãos prevista em 785,4 mil toneladas, cerca de 10% a menos que na safra 2019/20, que foi de 872,8 mil toneladas.
Mato Grosso
Os técnicos da Conab estão coletando informações também em Mato Grosso, para atualizar os números da safra de grãos 2020/21. Conforme a estatal, o trabalho ocorre de forma remota em virtude das medidas sanitárias de contenção da pandemia do novo coronavírus.
A pesquisa é realizada em 8 roteiros com o objetivo de coletar informações sobre a produtividade, produção e situação das lavouras das culturas de segunda safra. São ouvidos analistas, escritórios que prestam serviços de assessoria técnica, produtores e revendas de insumos, entre outros.
Este é o décimo levantamento da safra 2020/21, realizado pela Conab, cujo anúncio está agendado para ocorrer no próximo dia 8 de julho.