12/08/2015 - 19:10
Mais de R$ 10 milhões em negócios imediatos foram gerados em duas horas de reuniões no Meeting Business, polo gerador de negócios e conteúdos dentro da Tecnocarne & Leite – 12ª Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria da Carne e do Leite. O evento, que é o maior evento da América Latina voltado para o segmento, vai até quinta (13/08), no São Paulo Expo, na capital paulista.
Realizado pela primeira vez na Tecnocarne como um formato inovador de rodada de negócios, que visa aproximar compradores demandantes de produtos e serviços do setor e empresas participantes do evento, o Meeting Business reuniu nove empresas expositoras que congregam importantes setores da feira, como máquinas para processamento de alimentos, embalagens, aditivos e ingredientes, equipamentos para controle de qualidade – processos, entre outros com 12 empresas compradoras que atuam em exportação, como frigoríficos e indústrias de alimentos.
“Esse formato de negócios é muito interessante porque nos dá a oportunidade de falar com vários fornecedores em um curto espaço de tempo. Isso otimiza a nossa agenda e o nosso trabalho. Você já vem focado nas empresas e nos equipamentos que interessam”, avalia o Gerente de Qualidade da Vivenda do Camarão, Rodrigo Arouca, que participou como comprador.
Para Thiago Martins da Silva, da área de Inovação da BRF Food, a rodada de negócios é bem interessante, “porque dá oportunidade de conhecer melhor alguns fornecedores e interagir em busca de novas tecnologias e novas propostas de trabalho. A BRF é uma empresa que exporta bastante e as exportações têm puxado muito os resultados. Todo o investimento em tecnologia para atender a qualidade, tanto para exportação quanto para o mercado interno é muito importante para nós”, salienta.
“O modelo é muito interessante, porque os participantes vêm com hora marcada e focados. Ter esse contato direto com pessoas que têm o poder de decisão faz toda a diferença. É uma conversa mesmo de negociação”, considera o Gerente Regional de Vendas da Crayovac Seald Air Food Saled, Ricardo Miranda. Para ele, a feira é uma oportunidade de contornar essa situação momentânea do mercado. “O que vemos aqui é uma busca por inovações que podem melhorar a produtividade dessas empresas, tornar o seu processo mais eficiente e, consequentemente, reduzir o custo do produto para que ele se torne mais competitivo. A feira este ano está muito objetiva, com pessoas de decisão visitando o nosso estande”, completa o executivo.
O Gerente Comercial da Refrio Coils & Coolers, Antonio Pacca conta que estava um pouco reticente em relação ao Meeting Business, mas o resultado foi bastante interessante. “As pessoas que eu atendi estavam bem focadas, já vieram sabendo o que queriam e com quem iam falar. O que eu percebi é que nesse tempo de crise as empresas estão fazendo uma autoanálise para saber o que pode ser melhorado na sua empresa, em que é possível economizar e também onde é preciso investir para melhorar o seu processo de produção”, ressalta.
“Além desses negócios imediatos gerados no Meeting Business, muitos outros serão concretizados após o evento. Estimamos que os negócios da rodada mais todos os outros que são iniciados na Tecnocarne alavanquem em cerca de 20% o faturamento das empresas que participam do evento. Considerando que nossos expositores representam cerca de 80% dos negócios desse setor no Brasil, podemos afirmar que a Tecnocarne cumpre plenamente seu papel de fomentar o setor de processamento de proteína animal, tão estratégico para a economia do País”, avalia o diretor da Tecnocarne, José Danghesi. Fonte: Ascom.