Aproximadamente 54% do desperdício de alimentos no mundo ocorre nas etapas de manipulação, pós-colheita e armazenagem, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). E o impacto financeiro desse descarte chega ao patamar de US$ 750 bilhões por ano.

Promover a reflexão sobre esse cenário e buscar alternativas para reverter essa realidade a favor das indústrias e do consumidor é a proposta do One: Simpósio de Ideias Alltech. O encontro reunirá grandes nomes da tecnologia e negócio para motivar o setor a pensar, a partir de outros pontos de vista, soluções para os desafios diante de uma demanda e oferta crescentes na produção e alimentos.

Entre os dias 22 a 25 de maio, em Lexington, Kentucky (EUA), a programação do One contará com referências como o ex-diretor Global de Marketing da Procter & Gamble (2001-2008), Jim Stengel, que apresentará perspectivas de como liderar uma empresa centenária, mantendo a competitividade ao longo dos anos e acompanhando o mercado.

E para quebrar todas as tradições, a ex-diretora do Programa de Agronegócios da Harvard Business School, Mary Shelmann, mostrará que o sucesso das companhias na atualidade está atrelado à inovação e contraponto ao sistema existente, exemplificando os empreendedores que se capitalizaram explorando os pontos cegos de grandes empresas.

Destaques no cronograma do evento, o co-Fundador da Apple Steve Wozniak, e do ex-CEO da Ford, Alan Mulally, vão compartilhar suas experiências corporativas para motivar ideias inovadoras a fim de contribuir para o desenvolvimento no campo.

Wozniak iniciou a Apple junto com Jobs na garagem da casa dos pais do colega e com pouco mais de US$ 1 mil deram início a empresa que mudaria para sempre o mundo por meio de computadores pessoais, tablets, iPods e iPhones. Mulally conduziu a Ford Motor Company à liderança em vendas após uma perda US$ 12,7 bilhões nos negócios, mostrando que a crise é uma oportunidade.

“A indústria de produção animal e de companhias estão tendo maior participação no PIB brasileiro, porque vem aumentando eficiência produtiva por meio do uso de tecnologia de ponta e inovação em gestão. Acreditamos que a experiência da Apple em transformar inovação tecnológica em produtos comerciais rentáveis e do Mulally em gerenciar uma grande empresa em época de crise poderão trazer ideias para líderes e empresários brasileiros que podem ser úteis na gestão de suas empresas”, comenta o diretor Comercial da Alltech do Brasil, Clodys Menacho.

Chegando a 32ª edição do evento o fundador e presidente da companhia, Dr. Lyons, compartilhará também seu conhecimento apresentando ao público as possibilidades de investimento em Cuba, que conta com uma população de mais de 11 milhões de pessoas e uma economia estagnada desde a década de 50.

Sustentabilidade

Outra temática de peso é a reflexão sobre os processos produtivos, que implicam na sustentabilidade. Especialista da Universidade Singularity, Ramez Naam, destacará a necessidade de repensarmos o consumo, pois, segundo ele, se todos seguissem a mesma prática dos norte-americanos seriam necessários cinco planetas para suportar a demanda. Na abordagem sobre a utilização de recursos hídricos o empresário, autor e ativista em assuntos relacionados à água, Seth M. Siegel, abordará como podemos utilizar conscientemente esse recurso.

Alinhado as essas perspectivas, durante o simpósio o tour virtual “One Vision” simulará um planeta no qual a tecnologia e a ciência dão suporte ao desenvolvimento sustentável de nove bilhões de habitantes.

“Potencializar o consumo de alimentos regionais, educação alimentar e investimento em logística para o agronegócio são preocupações globais que poderão ser resolvidas com a convergência de ideias práticas e que possam beneficiar toda cadeia produtiva. Precisamos ser mais eficientes em produção de proteína, mas também precisamos de mais eficiência logística”, analisa Menacho sobre as aspirações dessa edição do One.

Foco no consumidor

Os desafios da cadeia produtiva de alimentos hoje possuem uma relação aproximada com a opinião dos consumidores, que munidos de informação facilmente obtida na internet não aceitam a utilização de determinados métodos. É o caso dos antibióticos que têm sido banidos das criações de animais por não serem mais aceitos pelo mercado. O debate ganhará espaço na apresentação do diretor de Inovações e vice-presidente de Contas Corporativas da Alltech, Aidan Connolly.

As mudanças na indústria alimentícia ganham espaço na abordagem do vice-presidente global da Alltech e diretor da Alltech China, Dr. Mark Lyons, com o tema açúcar. A grande preocupação está relacionada aos seus impactos sobre a saúde humana, sendo que está presente de alguma forma em quase 80% dos alimentos disponíveis nas prateleiras dos supermercados.

Serviço

One: Simpósio de Ideias Alltech
22 a 25 de maio de 2016
Interessados em participar do evento deverão enviar solicitação para eventosbr@alltech.com ou (41) 3888-9288.

Fonte: Ascom