16/03/2015 - 13:36
A Associação de Equoterapia Educacional Texas Ranch, dá mais um importante passo em sua história. No último sábado, dia 14 de março, a Associação participou através por meio da parceria com a Hípica Manège Alphaville, de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo, da 1ª da Etapa do torneio de hipismo da Federação Paulista.
Sendo representada por três praticantes da modalidade “Pré-esportivo”, o Texas Ranch fez bonito na arena. Os competidores, portadores de autismo e PC, superaram suas limitações e não se intimidaram diante de um público de mais de 100 pessoas. Com apresentações impecáveis, emocionaram e ganharam aplausos de todos os presentes.
Segundo a fundadora do Texas Ranch, Elizabeth Melani, a participação na competição na Hípica Manège é a consolidação de um trabalho, que vem sendo desenvolvido há oito anos .“Essa parceria é fruto de um trabalho que fazemos com total seriedade e responsabilidade. É extremamente importante integrar nossos praticantes, que dentro de suas limitações físicas, conseguem vencer seus limites nessa inclusão social”, disse.
Já para José Batista Filho, sócio-diretor da Hípica Manège Alphaville, a presença do Texas Ranch, é um marco para o crescimento do esporte, pois mostra que o hipismo é uma modalidade aberto a todas as pessoas. “É importante inserir todos no esporte e fazer com que cada um, juntamente com o cavalo, supere suas limitações”, afirmou. Batista também destaca a importância da competição no desenvolvimento clínico dos praticantes. “Disputar o torneio é uma grande motivação para que cada um supere seus limites”, completou.
A etapa que abriu o calendário de competições de 2015, teve a supervisão da Federação Paulista de Hipismo. Segundo a representante da entidade, Maria Odila Perroni, que acompanhou as provas, a Federação apoia a entrada dos competidores com mobilidade reduzida nas competições. “Essa integração democratiza nosso esporte, mostrando que há espaço para todos. Certificamos essa parceria deve ser ampliada cada vez mais”, disse.
O Texas Ranch, participará ainda este ano de mais cinco etapas do torneio de hipismo. O próximo encontro, está programado para o mês de abril, também em Santana do Parnaíba. Os participantes estão disputando a categoria “Percurso”, que é uma modalidade para inserir o atleta nas competições. Embora seja a porta de entrada para o esporte, ela já contabiliza pontos para o ranking geral.
Benefícios – A Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.
Segundo a veterinária do Texas Ranch, Ericka Liz Gerab, a equoterapia traz ganhos incalculáveis aos praticantes. “A evolução dos nossos pacientes é cada vez maior, contemplando a parte física, motora, cognitiva e também de integração social. Hoje podemos comprovar aqui o resultado do nosso trabalho, pois o desempenho dos nossos competidores, foi além da nossa expectativa”, disse a veterinária.
Texas Ranch – Localizado em Itapecerica da Serra, na grande São Paulo, o Centro de Equoterapia Texas Ranch é especializado no tratamento destinado a pessoas portadoras de necessidades especiais na região. A instituição foi fundada pelo casal Elizabeth e Sergio Melani em 2007, com o objetivo de proporcionar a melhora na qualidade de vida dos adeptos através do contato com os cavalos e a natureza. A atividade ajuda no desenvolvimento de crianças e adultos nas áreas de saúde e educação. Além de patologias como paralisia cerebral, sequelas de AVC, síndrome de Down, timidez, estresses, fobias, entre outros.
Atendendo mensalmente cerca de 70 pacientes por meio de seus convênio com as prefeituras dos municípios de Itapecerica da Serra e de Embu das Artes e patrocinadores, onde são 100% bolsista (bolsistas), o Texas Ranch, conta com uma equipe experiente de profissionais habilitados e qualificados. Entre eles, fisioterapeutas, psicólogos, psicopedagogos, veterinários e instrutores de equitação, treinados para atender as mais diversas necessidades. Fonte: Ascom