Todos os nove grupos que integram o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registraram altas de preços em dezembro. As informações foram divulgadas nesta terça-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As famílias gastaram mais com Comunicação (0,50%, impacto de 0,03 ponto porcentual), Artigos de Residência (0,64%, impacto de 0,03 ponto porcentual), Alimentação e Bebidas (0,66%, impacto de 0,14 ponto porcentual), Transportes (0,21%, impacto de 0,04 p.p.), Saúde e Cuidados Pessoais (1,60%, impacto de 0,21 ponto porcentual), Vestuário (1,52%, impacto de 0,07 p.p.), Despesas Pessoais (0,62%, impacto de 0,06 p.p.), Educação (0,19%, impacto de 0,01 p.p.) e Habitação (0,20%, impacto de 0,03 p.p.).

No grupo Vestuário, as roupas femininas tiveram a variação mais expressiva, alta de 2,10%, e o maior impacto, 0,03 p.p. entre os itens pesquisados. Houve aumentos relevantes também nas roupas masculinas (1,55%), roupas infantis (1,46%) e calçados e acessórios (1,09%).

Todas as 16 regiões investigadas pelo IBGE registraram aumento de preços em dezembro. O resultado mais elevado foi observado em Rio Branco, 1,32%, enquanto o mais brando ocorreu no Rio de Janeiro, 0,33%.