Um trem da Linha 8-Diamante descarrilhou carregado de passageiros na manhã desta quarta-feira, 7, próximo à plataforma da estação Domingo de Moraes, na zona oeste da capital paulista, no sentido Itapevi. Segundo a ViaMobilidade, empresa responsável pela operação da linha desde janeiro deste ano, não houve feridos, mas a plataforma sentido Itapevi ficou inoperante por conta do acidente.

“A alternativa para o passageiro que vem sentido Itapevi é ir até a estação Lapa para embarcar. No sentido contrário, deve ir até a estação Imperatriz Leopoldina, descer e pegar o trem sentido Júlio Prestes”, recomendou a ViaMobilidade aos passageiros nesta manhã. De acordo com a empresa, técnicos estão atuando para normalizar o serviço e a causa do problema ainda está em apuração.

No Twitter, passageiros documentaram a situação por meio de vídeos e fotos e reclamaram do serviço oferecido, lembrando que os problemas têm sido recorrentes.

Não é a primeira vez que a rotina de quem depende da CPTM é comprometida por problemas na operação de trens. Falhas e interrupções no serviço têm sido recorrentes nas últimas semanas.

No sábado, 3, a Linha 12-Safira enfrentou o mesmo problema, de descarrilamento, próximo à estação Tatuapé, na zona leste, o que acabou afetando também a Linha 11-Coral. O problema só foi corrigido totalmente nesta terça, 6, quando a operação da Linha 12 voltou à normalidade. A Linha 11 ficou comprometida até o domingo, 4.

Além das Linhas 11 e 12, o serviço Expresso Aeroporto, que liga a cidade de São Paulo ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, também ficou comprometido e só voltou a operar nesta terça. O trem descarrilado era de carga e pertencia à MRS Logística, empresa privada, que informou que não houve pessoas feridas no acidente.

As causas do acidente ainda estão sendo apuradas. A investigação está sendo realizada pela CPTM, responsável pela operação das duas linhas, em conjunto com a MRS, por meio das Comissões Permanentes de Segurança em Sistemas Operacionais (Copese) das duas empresas, que têm por objetivo monitorar e analisar ocorrências.

ViaMobilidade

Além da Linha 8-Diamante, a Linha 9-Esmeralda também passou a ser gerenciada pela ViaMobilidade em janeiro. Desde então, reclamações de usuários sobre falhas nas linhas têm sido registradas. Antes, elas eram administradas pela própria CPTM. A reportagem procurou a ViaMobilidade, mas não recebeu uma resposta até a publicação desta matéria. Segundo a empresa, o foco neste momento está em resolver o problema na Linha 8.