Na terça-feira, 10, o México reduziu as restrições impostas à carne de frango brasileira por conta da detecção de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) – popularmente chamada de gripe aviária – no município de Montenegro (RS) no mês passado. Com a medida, as restrições mexicanas se limitam apenas ao estado do Rio Grande do Sul, segundo informou o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

+ Governo já interditou 17 marcas de azeite este ano; veja lista

Além disso, disse a pasta, a Mauritânia anunciou a suspensão das importações de carne de frango de todo o território brasileiro. Já Omã passou a suspender as compras provenientes do estado do Rio Grande do Sul.

Dessa forma, agora são 20 países mais o bloco europeu (UE) com restrição total à carne de aves do Brasil. Outros 19 com restrição apenas aos produtos do Rio Grande do Sul e quatro com restrições específicas a carga do município de Montenegro.

Países com suspensão total

China, União Europeia, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Peru, Albânia, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Mauritânia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Índia, Sri Lanka, Macedônia do Norte e Paquistão.

Suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul

Arábia Saudita, México, Kuwait, Reino Unido, Omã, Rússia, Bielorrússia, Armênia, Quirguistão, Angola, Turquia, Bahrein, Cuba, Montenegro, Namíbia, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia.

Suspensão limitada ao município de Montenegro (RS)

Emirados Árabes Unidos, Japão, Catar e Jordânia.

O ministério disse ainda que permanece em articulação com as autoridades sanitárias dos países importadores e que tem agido para garantir a segurança sanitária e a retomada segura das exportações o mais breve possível.