Nos anos 80, o seriado Dallas conquistou muitos brasileiros com sua trama recheada de assuntos polêmicos, como poder, riqueza e sexo. Mas existia também uma outra coisa que nunca passava despercebida: a imponente mansão de Jock Ewing, protagonista do programa. Por mais de 13 anos, o rancho Southfork, localizado nos arredores de Dallas, serviu como cenário para o seriado e chamou a atenção do público por todo o luxo e sofisticação oferecidos ao clã Ewing. Quase duas décadas depois, o belo cenário continua igual, mas agora é aberto a todos os fãs.

Construído em 1970, o local passou por poucas mudanças desde o fim da série, em 1991. Apenas melhorias na parte de segurança e infra-estrutura foram feitas em Southfork, que hoje funciona como um elegante centro de eventos. Casamentos entre endinheirados texanos são comuns, assim como festas temáticas e encontros de negócios, que acontecem quase todos os dias. Ao todo, mais de 1,4 mil eventos são realizados por lá anualmente, o que o torna o rancho mais famoso dos Estados Unidos.

Mas os fãs de Dallas também têm espaço cativo no rancho. Isso porque foi construído um museu dedicado exclusivamente ao seriado, onde estão expostos objetos como o vestido de noiva utilizado por Lucy (Charlene Tilton), a arma que matou J.R. (Larry Hagman), o Lincoln Continental de Jock (Jim Davis), entre outras peças raras.

Com uma área total de 80 hectares, o rancho foi comprado recentemente pelo grupo hoteleiro Forever Resorts, que adequou o local às rígidas leis ambientais norte-americanas e conseguiu inclusive o ISO 14001, concedido a empreendimentos sustentáveis. Animais? Só alguns cavalos e outras poucas vacas, apenas para dar um ar mais rural ao ambiente. Interessado? O Southfork Ranch está localizado no condado de Plano, distante cerca de 40 quilômetros do centro de Dallas, e as visitas guiadas, que acontecem diariamente, custam US$ 9 por pessoa.

RELEMBRANDO: família Ewing, com destaque para J.R., vilão da trama, com o seu famoso chapéu branco