17/11/2014 - 15:44
A Cobb-Vantress, empresa de fornecimento de aves de produção para frangos de corte e em especialização técnica no setor avícola, juntamente com a Tyson Foods, apoia projetos que têm como objetivo reduzir a extrema pobreza na África. O principal deles é o programa “Um Ovo por Dia”, que visa transformar a vida de moradores de comunidades carentes. O objetivo da campanha não é apenas incluir a proteína na dieta de crianças, mas dar suporte à criação de um mercado local sustentável.
Para oferecer suporte ao programa, o veterinário da Cobb na África, Dr. Bret Rings, uniu-se ao diretor de serviços de suporte da empresa, Dave Juenger, na campanha que é realizada em Ruanda há quatro anos. Os profissionais realizam visitas a cada seis semanas, a fim de apoiar o programa e contam com parceria com os governos nacional e local, além de organizações parceiras.
O programa “Um Ovo por Dia” é focado em oferecer proteína às creches todos os dias. As granjas operadas pela Ikiraro Investimentos proporcionam um ovo para cada criança por dia da semana escolar. O projeto envolve 10 mil aves de posturas por unidade produtora, usando a linhagem vinda da Irvine na África, que também é distribuidora Cobb na África central.
Ruanda é um dos países com maior densidade populacional na África. O país abriga cerca de 10 milhões de pessoas, que tem na agricultura de subsistência sua principal atividade.
Atualmente, são 17 escolas beneficiadas. Cerca de 100 crianças com idades entre dois e cinco anos são atendidas pelo programa. O custo deste auxílio é de US$ 6 mil dólares por ano ao patrocinador de uma escola, com a possibilidade de proporcionar a venda do excesso de ovos localmente, ajudando a criar um mercado sustentável em Ruanda.
Uma pesquisa está em andamento para determinar os benefícios nutricionais da inclusão de ovos na dieta das crianças. “Estamos oferecendo um conhecimento perpétuo a estas pessoas, ensinando-as a ajudar outras pessoas por elas mesmas. Eles poderão ainda dividir este conhecimento às gerações mais jovens”, diz Dave Juenger.
A campanha nascida em Ruanda já conta com extensões em mais duas localidades: Haiti e Uganda. “Depois de três anos em Ruana, nós tentamos um novo modelo no Haiti, usando uma empresa especializada em avicultura já existente e um programa de patrocínio similar”, explica Juenger.
A ideia era prover orfanatos no Haiti com proteína através de patrocínio de companhias locais de avicultura. Atualmente, cerca de 500 crianças estão recebendo um ovo por dia por este programa.
Ao expandir para Uganda, o programa queria tentar uma aproximação diferenciada, combinando o primeiro modelo em Ruanda com o segundo modelo, no Haiti. Esta campanha não somente oferecia proteína às crianças, mas ainda proporcionava a oportunidade de vender ovos, criando um mercado local. Também está em processo a construção de uma granja sustentável, que segue os moldes de uma das granjas de Ruanda, para obtenção dos ovos.
“O governo de Ruanda está atento, estão fazendo esforços para oferecer suporte. Eles querem obter sucesso, esperando ver o Norte de Ruanda se desenvolvendo como uma capital da avicultura”, diz Bret Rings.
Uma moderna fábrica de ração foi recentemente construída em Ruanda e já impacta substancialmente o negócio local, provendo o alimento que as aves precisam. Agora o programa busca novos caminhos para chegar a mais pessoas, criando novas parcerias. O objetivo é oferecer proteína a mais pessoas e criar empregos nestas granjas, proporcionando o desenvolvimento do mercado local de forma sustentável.