22/09/2025 - 11:20
Os países da União Europeia estão autorizados a retomar as importações de carne de frango e de peru do Brasil. Os negócios estavam suspensos desde maio deste ano, após a confirmação de um caso de influenza aviária no Rio Grande do Sul.
A regulamentação europeia passa a valer a partir de amanhã, mas já autoriza a entrada da carne brasileira produzida a partir de 18 de setembro, desde que produzida fora do Rio Grande do Sul. O Estado será autorizado a exportar ao bloco apenas a partir de 2 de outubro.
+ Conheça as cidades com o maior número de cabeças de gado no Brasil
+ Confinamento próprio e varejo premium: como a Fribal se consolida na pecuária do Matopiba
Entre janeiro e maio, quando os embarques foram interrompidos, as exportações de carne de frango para o bloco europeu alcançaram 125,3 mil toneladas. O volume é 20,8% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior. Em receita, foram cerca de US$ 386,3 milhões, saldo 38% maior em relação ao obtido no ano anterior.
Expectativa do setor
O anúncio foi comemorado pelas indústrias. Em nota, a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) disse que, “com a oficialização da reabertura, a expectativa do setor é que as exportações se restabeleçam nos patamares anteriormente praticados, com possibilidade de incrementos devido à demanda reprimida durante este período de suspensão”.