21/03/2022 - 14:33
Com o decreto do governo estadual de São Paulo que retirou a obrigatoriedade do uso de máscara facial em locais fechados na última quinta-feira, 17, o Brasil chegou ao total de nove capitais que já flexibilizaram a medida de prevenção contra o coronavírus. Nas redes sociais, entretanto, tem aumentado o número de reclamações e dúvidas sobre a necessidade da proteção em corridas de táxi ou corridas de aplicativos como a Uber e a 99.
No Estado de São Paulo, o decreto assinado pelo governador João Doria (PSDB) mantém a obrigatoriedade do uso de máscara facial apenas em “locais destinados à prestação de serviços de saúde” e “meios de transporte coletivo de passageiros e respectivos locais de acesso, embarque e desembarque”. Ao Estadão, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou que táxis e serviços de transporte por aplicativo não estão contemplados no decreto e têm o uso de máscara facultativo. Ou seja, a obrigação ou não depende das diretrizes de cada empresa e motorista.
Na capital paulista, entretanto, o decreto que também flexibiliza o uso de máscara facial em locais fechados é claro ao manter a obrigação para essa modalidade. Segundo nota da Secretaria Municipal da Saúde, “os veículos de transporte por aplicativo e táxis são considerados de uso público e, portanto, o uso de máscaras deve ser mantido”.
O Estadão tentou contato com a Uber para entender quais as diretrizes da companhia em relação ao uso de máscara no Estado, mas não recebeu retorno até a publicação dessa matéria. Em uma publicação nas redes sociais, entretanto, a empresa afirma que “mesmo com a liberação em algumas cidades, o uso de máscara durante as viagens continua sendo obrigatório” e orienta os passageiros a denunciarem pelo aplicativo os motoristas que se recusarem a usar a proteção.
Já a 99 informou em nota que “está avaliando as mudanças necessárias para o cumprimento das novas diretrizes de cada localidade em que atua, inclusive no Estado de São Paulo”, mas reforçou que mantém a obrigatoriedade para motoristas e passageiros na capital paulista, de acordo com o decreto municipal. A empresa também ressaltou que “o momento demanda cuidado e adaptação”, mas “a segurança dos passageiros e motoristas parceiros continua sendo uma prioridade”.
No caso de dúvidas, os usuários da 99 podem entrar em contato com o suporte pelo app da 99 ou através da central de atendimento, no 0300 313 2421.