Começa, no dia primeiro de novembro, em todo estado de Goiás, a segunda etapa anual da Campanha Nacional de Erradicação da Febre Aftosa. A campanha deve se estender até 30 de novembro. O descumprimento da norma implica além da vacinação assistida, a aplicação de multa de R$ 7 por cabeça de animais reservados para abate e não vacinados. De acordo com o médico veterinário do Clarion Biociências, empresa do grupo Agroquima, Ricardo Takafashi, nessa etapa devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos com idade até 24 meses. O total deve chegar a quase 10 milhões de animais que integram o rebanho de, aproximadamente, 21 milhões de cabeças de gado existentes em Goiás. Na última campanha, em maio deste ano, foram comercializadas 20,5 milhões de doses da vacina em Goiás.

Durante o período da campanha, qualquer animal que precise ser movimentado no Estado deve estar vacinado, respeitando-se o período de carência da vacina. A partir dessa etapa, em Goiás, o comércio de vacinas contra a doença deve gerar nota fiscal eletrônica. A medida vai garantir maior controle sobre a comercialização e mais segurança aos técnicos da Agrodefesa, responsáveis pelo mapeamento e controle da aplicação das doses. Para o veterinário, a exigência contribuirá para um controle mais eficaz na venda da vacina, ao permitir o cruzamento de dados das notas fiscais.

Declaração
No site da Agrodefesa o produtor poderá imprimir o formulário de Declaração de Vacinação do rebanho. O produtor também poderá optar por realizar a Declaração de Vacinação on-line, desde que a nota fiscal da vacina seja eletrônica e emitida no Estado. Em qualquer dos casos, o documento deve ser entregue à Agrodefesa até cinco dias corridos após o  encerramento da etapa. Cinco dias após o término do período de campanha nos escritórios da Agrodefesa, começam a ser listadas as propriedades inadimplentes para posterior visita da fiscalização. As propriedades inadimplentes permanecem bloqueadas até a regularização da situação vacinal, não podendo assim movimentar animais até a sua regularização.