15/07/2013 - 16:22
A Copa das Confederações terminou e o Brasil, mais uma vez, saiu vitorioso. Mas se engana quem pensa que foi no drible do craque Neymar ou no grito fervoroso da torcida. O País ganhou esse campeonato, de goleada no marketing. De olho em 2014, quando será realizada a Copa do Mundo de futebol, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), uma das patrocinadoras oficiais do torneio de futebol, reuniu em seu camarote um time de peso para a Copa das Confederações, realizada no mês passado no Rio de Janeiro, Recife, em Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador e Brasília. Líderes dos principais programas que integram a Apex, entre eles o do Projeto Organics Brasil, levaram seus clientes para ver os atletas campeões em campo e, de quebra, estreitar as relações comerciais.
Três empresas das 74 que integram o Organics Brasil – que reúne produtores e processadores de produtos orgânicos no País – levaram aos estádios de futebol dez executivos das maiores importadoras da Colômbia, Alemanha, Holanda, do Uruguai, Canadá e dos Estados Unidos. “Aproveitar eventos internacionais para mostrar a qualidade dos produtos brasileiros é uma ótima oportunidade de negócio”, diz Ming Liu, coordenador do Organics Brasil. No ano passado, seus associados exportaram US$ 129,5 milhões em produtos orgânicos. Para Liu, o evento serviu como um aquecimento para a Copa do Mundo. Em 2014, a ideia do Organics Brasil é levar para os estádios produtos como café, sucos e alimentos processados. “Para o Mundial, vamos ter espaço de degustação no entorno e dentro dos estádios”, diz Liu. Entre as empresas que trouxeram seus convidados ao Brasil estão a paranaense Jasmine, de alimentos, a produtora de açúcar Itajá, de Goiás, e o Grupo Agropalma, de Belém, no Pará. Na final da Copa das Confederações, André Gasparini, gerente comercial da Agropalma, estava no Maracanã, acompanhado de Ruediger Reich, da importadora alemã Care Naturkost, e de Hans Friese, da americana Ciranda Inc. Terminado o jogo, Gasparini levou os dois a Belém, para conhecerem o complexo industrial da empresa e as imensas lavouras de palma. “O evento nos aproximou ainda mais de nossos clientes”, diz Gasparini. “Certamente, isso vai gerar mais negócios ainda neste ano.”