O volume de vendas do varejo chegou a novembro de 2022 em patamar 2,6% acima do nível de fevereiro de 2020, no pré-pandemia. No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, as vendas operam 1,6% abaixo do pré-pandemia. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio e foram divulgados nesta quarta-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apenas os segmentos de artigos farmacêuticos, combustíveis e supermercados estão operando acima do patamar pré-crise sanitária.

O segmento de artigos farmacêuticos opera em patamar 22,4% acima do pré-crise sanitária; combustíveis e lubrificantes, 12% acima; e supermercados, 4% acima.

Os veículos estão 9,3% aquém do nível de fevereiro de 2020; material de construção, 0,6% aquém; móveis e eletrodomésticos, 11,7% abaixo; vestuário, 24,1% abaixo; equipamentos de informática e comunicação, 12,9% abaixo; outros artigos de uso pessoal e domésticos, 3% abaixo; e livros e papelaria, 37,6% abaixo.

Comparação com pico de outubro de 2020

Após o recuo de 0,6% no volume vendido em novembro ante outubro de 2022, o varejo passou a operar 3,6% abaixo do pico, alcançado em outubro de 2020, dentro da série histórica da Pesquisa Mensal de Comércio, iniciada em 2000.

Já o varejo ampliado, que também caiu 0,6% em novembro ante outubro de 2022, está em nível 7,5% aquém do ápice registrado em agosto de 2012.

Revisões

O IBGE revisou o resultado das vendas no varejo em outubro ante setembro de 2022, de um avanço de 0,4% para uma alta de 0,3%.

No varejo ampliado, a taxa de outubro ante setembro saiu de aumento de 0,5% para elevação de 0,2%.