A movimentação no varejo paulistano avançou 18,3% em novembro sobre outubro, de acordo com os dados do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A taxa, avalia a associação, está ligada a eventos como a Black Friday e Copa do Mundo, que levaram os consumidores às compras em novembro.

A expectativa ainda é que, no último mês do ano, as vendas continuem aquecidas. Os economistas projetam crescimento real de 3% sobre o ano anterior neste Natal.

O indicador é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) com amostra da Boa Vista. Comparado com o mesmo mês do ano anterior, o varejo registrou alta de 3,2%. Frente ao mesmo mês de 2019, mais um avanço: 4,1%.

Segundo a avaliação do economista da ACSP, Marcel Solimeo, os resultados refletem o ritmo mais acelerado da economia, maior ocupação e melhora nos indicadores de emprego.

“Temos que considerar outros dois fatores de influência nessa maior movimentação que foi a Black Friday e as compras relacionadas à Copa do Mundo”, disse a associação em nota.