A fábrica de Xangai da Tesla teve um mês recorde de vendas, apesar do mercado automotivo da China apresentar encolhimento devido à desaceleração da economia e à demanda do consumidor sob as severas restrições da covid-19.

Em novembro, a gigante americana de veículos elétricos vendeu mais de 100 mil veículos elétricos fabricados na China, mesmo com as vendas no varejo de automóveis de passageiros encolhendo mais de 9% ao ano em meio às más condições do mercado. Mais de 60 mil deles foram vendidos no mercado interno, representando mais de um décimo da participação no mercado de carros elétricos no país. O restante foi exportado.

As vendas de carros novos movidos a energia elétrica permaneceram um ponto positivo, continuando a crescer à medida que a China elimina gradualmente seus subsídios nacionais até o final deste ano.

Os consumidores que desejam carros elétricos e híbridos plug-in precisarão comprar antes do final do ano para aproveitar esses subsídios aplicáveis a veículos com preço de US$ 43 mil ou menos. A rival da Tesla na China, BYD, vendeu quase 114 mil veículos elétricos puros no mês passado.

No geral, as montadoras e concessionárias da China venderam 1,65 milhão de veículos no varejo em novembro, uma queda de mais de 10% em relação a outubro. As vendas no varejo do mês passado foram “muito menores do que esperávamos, é uma situação muito séria”, disse o secretário-geral da China Passenger Car Association (CPCA), Cui Dongshu.