São Paulo, 3 – A Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, interceptou uma bagagem desacompanhada com 180 tartarugas e 30 enguias vivas. Em nota, o Ministério da Agricultura disse que os animais exóticos estavam em seis caixas de uma passageira vinda da China no dia 23 de março.

Não havia qualquer documentação que permitisse a entrada da carga no Brasil e a equipe da Vigiagro, que é vinculada ao Ministério, acionou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

+ Petrobras anuncia reajuste médio de 1,78% no preço do querosene de aviação

Embora as caixas estivessem desacompanhadas no aeroporto, o Ibama lavrou duas multas para a passageira que tinha seu nome identificado na etiqueta da bagagem.

“A multa pela tentativa de introdução das tartarugas sem parecer técnico oficial favorável nem licença de importação expedidos pelo Ibama foi de R$ 38 mil. Já no caso das enguias, a ausência de licença de importação no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) gerou multa de R$ 3,6 mil”, informou a pasta.