01/04/2012 - 0:00
No dia 24 de dezembro, um sábado ensolarado na quente Luziânia, município a 210 quilômetros de Goiânia, o agricultor Vilberto Domingos Vanazzi, 38 anos, decidiu se dar um presente de Natal, uma colheitadeira novinha em folha, no valor de R$ 680 mil. Em vez de fazer a peregrinação por bancos, consórcios ou empréstimos com terceiros, Vanazzi sacou do bolso um cartão de crédito. Fez o mesmo que milhões de pessoas em 2011, ano em que o mercado do dinheiro de plástico movimentou R$ 667 bilhões, receita 23% superior a 2010. Mas Vanazzi não sacou do bolso um cartão de crédito comum. O agricultor é dono de um cartão especial da bandeira Visa, o VisaAgro, que reúne o crédito normalmente utilizado como limite para compras e também o crédito disponível por programas oficiais de financiamento ao produtor. “É uma facilidade que não abro mais mão de ter”, diz Vanazzi. “Compro de tudo no cartão de crédito.” Vanazzi cultiva soja, milho e feijão em 1,9 mil hectares.
O cartão VisaAgro utilizado por Vanazzi não é propriamente uma novidade no mercado. Ele foi criado em 2007, ano em que a operadora fechou uma parceira com o Banco do Brasil. Mas, agora, com a economia aquecida pelas boas safras agrícolas, o BB e a Visa querem reposicionar o cartão no mercado. “O brasileiro é cada vez mais um usuário cativo desse tipo de produto e apostamos no crescimento do agronegócio para expandir nossa carteira de clientes”, diz Karen Ferreira, diretora de produtos da Visa Brasil, em São Paulo. A Visa e o BB elegeram 15 exposições agropecuárias para apresentar o cartão aos produtores.
Para Ilton Oscar Tonietto, gerente- executivo da diretoria de agronegócios do BB, o cartão com foco na agropecuária auxilia o banco nas operações de crédito rural, além de produzir um ganho de imagem por ser um meio de pagamento moderno. “Essas operações, por serem destinadas a custeio e investimento, têm potencial para crescer ainda mais”, diz Tonietto. No ano passado, as compras por meio do cartão somaram 158,5 mil transações, um crescimento de 25% em relação a 2009. “Já emitimos cerca de 120 mil cartões, uma quantidade ainda pequena no mercado do setor”, diz Tonietto. No ano passado, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), oito milhões de pessoas se tornaram usuárias de cartões no Brasil.