“Não há carne de segunda. O que há é criador de segunda”. A expressão está na parte de trás do traje do chefe gaúcho Marcelo Bolinha, que ao lado da chef Manoela Lebron, comanda a Vitrine da Carne na 82ª Expozebu, em Uberaba (MG).

A proposta da Vitrine é simples e ao mesmo tempo desafiadora. Num primeiro momento, o objetivo é atrair o visitante da Expozebu para algo bastante palpável: os pratos especiais à base da carne bovina. Um segundo viés importante do projeto é conectar todos os elos da cadeia da carne bovina: do pasto ao prato.

“A Expozebu é reconhecida nacional e internacionalmente pelos julgamentos e os leilões das raças zebuínas. Com a Vitrine da Carne chegamos ao consumidor final, aquele que efetivamente precisa ser impactado”, ressalta Juan Lebron, superintendente comercial e de marketing da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), entidade promotora da Expozebu.

A Vitrine da Carne é um evento dinâmico e vibrante. Os chefs utilizam carcaças de gado zebuíno para mostrar a localização dos cortes mais indicados para os diferentes pratos. Esse papel é do chef Marcelo Bolinha. Daí, a chef Manoela prepara cortes especiais para degustação da plateia. O cardápio é variado e composto por ragu de carne, carpaccio, steak tartare, trouxinha de rosbife, sashimi de carne e outros.

A audiência, sempre em grande número e participativa, delicia-se com as várias opções e, especialmente, com as receitas para levar para casa e multiplicar o consumo de carne bovina.

A Vitrine da Carne será realizada até a 3ª feira, dia 03.05, na Expozebu. Entre os dias 04 e 06 de maio, será a vez da Vitrine do Leite, uma inovação na exposição mas com o mesmo objetivo: preparar e apresentar pratos à base de leite. O cardápio é variado e vale a visita. Fonte: Laura Pimenta/Ascom