14/05/2015 - 14:50
De janeiro a abril, o Brasil exportou 152,1 mil toneladas de carne suína (in natura, industrializada e outros tipos), queda de 13,9% ou de 21,2 mil toneladas em relação ao mesmo período de 2014, quando foram embarcadas 130,9 mil toneladas – dados da Secex. O reestabelecimento do plantel em importantes países exportadores, que vinham sofrendo com a PEDv (Diarreia epidêmica suína), reforçou a diminuição das exportações brasileiras.
Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), com os embarques brasileiros de carne suína menores no balanço de 2015, indústrias nacionais têm demandado menos animais para abate neste início de ano, pressionando as cotações no mercado doméstico.
A expectativa, porém, é que o desempenho das vendas externas melhore, o que somado às temperaturas mais baixas e ao aumento da disparidade entre os preços da carne suína com a bovina devem contribuir para sustentar as recentes altas nos valores verificadas neste início de maio. Fonte: Ascom
