A mais importante exposição de cavalo Árabe do Brasil contou com provas de halter, hipismo rural e clássico, de apartação de gado, tambor e baliza, salto e rédeas, valorizando toda a versatilidade e performance do cavalo árabe nas arenas Indoor e Externa, no Helvétia Riding Center em Indaiatuba (SP).

“As competições foram espetaculares, mostrando a força e o padrão de qualidade do Cavalo Árabe no Brasil. Tivemos a presença de criadores dos Emirados Árabes, EUA, Chile, Argentina e diversas outras regiões do mundo, que vieram pelo grande interesse e respeito pela criação brasileira”, afirma Fabio Amorosino, presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe.

Wandan El Madan, filho do também campeão OFW Magic Wan, apresentado pelos Haras El Madan e condomínio FK Agropecuária e Comércio de Animais Vivos Ltda, dos criadores Frederico Kunze e Pedro Amaral, foi sagrado Campeão Cavalo Ouro da 34ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe. Entre as fêmeas, FT Havanna, filha de EL KEAV, foi a Campeã Égua Ouro, de propriedade de Leandro de Aguiar, do Haras Cruzeiro (MG) e criação de Flavia Torres.

“Devemos essa espetacular conquista a muito trabalho, dedicação e perseverança. De quatro animais que trouxemos à Nacional, três foram unânimes e um foi Campeão Nacional. Não há como descrever esse sentimento. Foi uma conquista sem precedentes”, comemora Frederico Kunze, criador do garanhão campeão.

O Reservado Campeão Cavalo foi Matisse FM, exposto por Carlos Roberto de Menezes, do Haras Stigmatas (MG).

Já a Reservada Campeã Égua, foi Tina El Madan , filha do Campão Ouro de 2014, El Tino, sendo exposta por Sylvio Barbosa Neto, do Haras Arabco, de Nova Lima, MG, criada por Pedro Francisco do Amaral.

Confirmando o grande interesse e a qualidade dos animais da raça Árabe apresentados, o Leilão Excellence obteve média de R$ 39 mil por animal. Laucidio Coelho Neto, do Mato Grosso do Sul, arrematou My Princess TGS, a fêmea mais valorizada do leilão por R$ 124 mil. Fonte: Ascom.