O Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP) e a Fundação alemã Konrad Adenauer (KAS) promovem, nos dias 23 e 24 de setembro na capital paulista, workshop internacional com a participação de especialistas brasileiros e estrangeiros que discutirão os diferentes aspectos das mudanças climáticas a partir do ponto de vista da economia e das finanças, as necessidades dos setores energético e agrícola – listados como os de maior impacto mundial – e os mercados de carbono.

O Workshop Internacional sobre Economia e Finanças das Mudanças Climáticas será realizado no dia 23 na FGV/EAESP, e o Workshop Internacional sobre Mercados de Carbono acontecerá no dia 24 no Hotel InterContinental. Em ambos, haverá tradução simultânea em inglês, espanhol e português.

Entre os participantes, destacam-se o coordenador do GVces/FGV/EAESP, Aron Belinky; o diretor do Programa Regional de Segurança Energética e Mudanças Climáticas para a América Latina da KAS, Christian Hübner; o professor da Pontifícia Universidade Católica do Chile Juan-Pablo Montero; o chefe de Gabinete da Subsecretaria de Finanças do Chile e membro da Agência Chilena para a Eficiência Energética (Achee), Jorge Valverder Carbonell; o coordenador do Centro de Agronegócios da FGV, Angelo Gurgel; o chefe do Departamento de Meio Ambiente do BNDES, José Guilherme Cardoso; o coordenador geral de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Secretaria de Política Econômica do Mistério da Fazenda, Aloisio Melo, e o especialista em finanças para o clima e carbono do Banco Mundial, Alexandre Kossoy entre outros. Veja a programação(*):

Programação

DIA 23, na FGV/EAESP:

8h30 às 9h – Café de boas-vindas.

9h às 9h20 – Abertura do evento com o coordenador do GVces, Aron Belinky, e o diretor do Programa Regional de Segurança Energética e Mudanças Climáticas na América Latina da KAS, Christian Hübner.

9h20 às 10h40 – Painel 1: Mudanças climáticas e seus impactos políticos, sociais e econômicos.

O painel abordará as diferentes perspectivas para os impactos das mudanças climáticas no mundo, em especial na América Latina. Segundo o relatório Stern, os custos totais e os riscos das alterações do clima são equivalentes à perda de 5% do PIB/ano global.

Participam: Sérgio Margulis (Brasil), Cristian Gutierrez (Chile) e Christian Hübner (Alemanha). Moderador: Nora Zaremba (Alemanha).

10h50 às 12h – Painel 2: Mudanças climáticas e o setor energético.

O debate será focado na viabilização de investimentos no setor energético, visto que o mundo necessita anualmente, até 2050, de um aporte de US$ 1 trilhão em investimentos em tecnologias de baixo carbono para manter um aumento global da temperatura abaixo de 2 graus Celsius.

Participam: Gilberto Câmara (Brasil), Francisco Avendaño (Peru), Jorge Valverde Carbonell (Chile). Moderador: Aron Belinky (Brasil/coordenador do Programa Finanças Sustentáveis/GVces).

14h às 15h10 – Painel 3: Mudanças climáticas e o setor agrícola.

Ao lado da energia, a agricultura está no centro das discussões a respeito das mudanças climáticas e que necessita, por sua vez, de investimentos em projetos economicamente viáveis.

Participam: Christoph Jungfleisch (Alemanha), Angelo Gurgel (Brasil/coordenador dos Estudos em Agrobusiness/Gvagro) e Oscar Duarte (Argentina). Moderador: Arnaldo Carneiro Filho (Brasil).

15h30 às 16h40 – Painel 4: Mudanças climáticas e setor financeiro.

O painel é complementar aos dois painéis anteriores, mas sob o ponto de vista do setor financeiro e da tarefa de financiar projetos favoráveis ao clima.

Participam: Jakob Thomä (França), José Guilherme Cardoso (Brasil) e Sean Kidney (Inglaterra). Moderador: Paula Peirão (Brasil/GVces)

16h40 às 17h – Apresentação de facilitador gráfico/visual e resumo dos principais pontos discutidos nos painéis do dia: Gabriel Barbosa.

Fonte: Ascom