14/05/2015 - 14:35
A Associação dos Criadores de Cavalo Árabe do Mato Grosso do Sul abre, em 16 de maio (sábado), a segunda etapa do Campeonato Potro do Futuro de Laço Comprido. O evento será realizado na Fazenda Engenho, em Maracajú (MS), pertencente ao arabista Laucídio Coelho Neto, e terá a participação de 42 conjuntos nas categorias: Profissional e Amador.
O organizador do evento e também criador Paulo Zandavalli informa que o prêmio será uma motocicleta, tanto para o Campeão Potro do Futuro (estreante na competição) como para o Campeão Nacional (que já participou do campeonato do ano passado).
“Entre os esportes equestres o laço comprido é a modalidade mais difundida no País na atualidade. São mais de 100 mil laçadores federados em suas respectivas associações estaduais e mais de 200 mil cavalos treinados para essa habilidade. Por isso, o nosso interesse para o Cavalo Árabe colaborar cada vez mais para engrossar esses números”, destacou Zandavalli.
De acordo com ele, este é um interessante e atrativo segmento para preparar e dispor de potros e potrancas, devendo merecer a atenção dos arabistas para expandir cada vez mais a participação da raça nessa modalidade e comprovar as condições de doma do cavalo árabe.
“No Mato Grosso do Sul existem pelo menos 30 mil laçadores e em São Paulo estima-se em torno de cinco mil que se dedicam a essa habilidade”, revela o organizador do evento.
A prova do laço comprido técnico é julgada de acordo com as habilidades expostas pelo cavalo e segue critérios de avaliação feitos pelos juízes de prova, considerando performance ao sair do brete em disparada, na perseguição do boi e no trabalho de corda (armada positiva no enlaçamento do boi pelo cavaleiro).
“Ganha o animal que estiver mais preparado e faça a prova com mais aptidão e interesse pelo boi, com isso obtendo a melhor pontuação”, completa Zandavalli. Fonte: Ascom