As importações de fertilizantes pelo Brasil, um dos maiores consumidores e importadores globais do insumo, atingiram um recorde mensal em agosto, superando 5 milhões de toneladas, apontou a StoneX em relatório nesta segunda-feira, 08.

+Demanda por fertilizantes no Brasil deve saltar até 2030, estima governo

As compras externas de fertilizantes pelo país aumentaram 10% ante o mesmo período do ano passado, com produtores se preparando para o plantio da nova safra de grãos 2025/26, com a semeadura da soja começando em setembro.

A empresa de serviços financeiros StoneX notou ainda uma maior procura de fertilizantes menos concentrados em 2025, devido à oferta reduzida no mercado de MAP e ao balanço ajustado na ureia, com produtores brasileiros buscando alternativas com melhor relação custo-benefício.

Segundo o analista Tomás Pernías, a escolha por produtos menos concentrados tende a elevar o volume total importado e comercializado, já que é necessário movimentar quantidades maiores para atender à mesma demanda de nutrientes que seria suprida por fertilizantes mais concentrados.